Depois do recesso, os 19 vereadores eleitos e reeleitos iniciaram aos trabalhos na Câmara Municipal de Caxias nesta segunda feira 06 de fevereiro. O presidente da Casa vereador Catulé abriu
a sessão cumprimentando os colegas e a plateia que compareceu em massa e lotou o plenário.

A abertura das atividades em 2017 contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, que foi convidado compôr a mesa do plenário e cumprimentar os presentes. Pela primeira vez na história de Caxias, um vereador deixa o cargo no legislativo  para assumir a  Prefeitura da cidade e durante 20 anos, Fábio Gentil ocupou uma cadeira na “casa do povo”. Na tribuna onde discursou por cerca de 30 minutos, ele tratou de assuntos que ao longo da sessão foram tema de debates entre os vereadores. “Por respeito aos senhores e senhoras vereadores venho até aqui, já que em outros momentos outros prefeitos se ausentaram, eu vim aqui passar uma mensagem à ‘casa do povo’, uma casa que irá discutir os anseios de nossa cidade. Quero dizer ao senhores que passaram 30 dias do nosso mandato, e nós temos como lema ‘se tem, nós temos que melhorar,  e se falta, nós temos que fazer’ e o que está errado nós temos que  corrigir”; disse o prefeito em seu pronunciamento.
Saúde,  educação e emprego foram temas, qued por cerca de 2 horas foram discutidos durante a primeira sessão na Câmara dos vereadores de Caxias.