Na noite desta quinta feira (30/03), Caxias recebeu o Seminário de Práticas Higiênico – Sanitárias. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Caxias, os participantes em grande maioria eram pessoas que atuam na produção e manipulação de alimentos, da administração ao ponto de venda. Uma palestra sobre boas práticas higiênicas foi ministrada pela nutricionista Karla Aparecida, do Instituto de Tecnologia de Panificação e Confeitaria de Belo Horizonte – MG.

Quando você tem um produto de qualidade, você tem a confiança do cliente. Então, é benefício tanto pra mim enquanto consumidora que vou lá comprar um produto que está dentro das normas de qualidade, como para quem esteja vendendo, que é uma propaganda que eu faço para o meu cliente”, afirma a Karla Aparecida, Nutricionista do ITPC.

O Seminário contou com estudantes do curso de Nutrição que aprimoramento os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Eventos desta natureza são de grande importância porque nos capacitam. Além da experiência de sala de aula, tem referências extras de boas práticas de manipulação, ou seja, assuntos que podemos repassar para outros públicos, como por exemplo, nas escolas, quando a gente pode orientar as merendeiras”, ressalta Irislene Costa, estudante do curso de Nutrição.

O Seminário de Boas Práticas Higiênico – Sanitárias é a primeira ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no setor de alimentação da regional de Caxias. O município foi o único da região dos cocais a receber a palestra, que é fruto do convênio com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITCP) e a Prefeitura de Caxias.

“Neste primeiro a gente pretende mostrar com essa primeira palestra as boas práticas da produção ao ponto de venda. Por que vamos garantir para o consumidor um bom produto. É a primeira ação do SEBRAE com o foco exclusivo no setor de alimentos, para que a gente possa, a partir daqui, desenvolver ações para a melhoria e crescimento desse setor”, Milena Cabral – Gerente da Unidade Regional do SEBRAE- Caxias.

Hoje, um dos principais cuidados que a gente deve ter é com os alimentos que são preparados em confeitaria e padarias. Eles precisam de um cuidado muito especial, para que não venham a se contaminar e não venham a contaminar às pessoas que vão consumir” lembrou Altamir Ramos, chefe do setor de alimentos da Vigilância Sanitária.