Estudantes de várias escolas públicas municipais de Caxias participaram da 1ª Gincana XÔ mosquito, realizada pela equipe do PSE (Programa Saúde na Escola), da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o PSE da Secretaria Municipal de Educação; uma gincana educativa foi realizada no ginásio de esportes Vicente Neto, no Bairro Volta Redonda.

As temáticas foram trabalhadas na área da prevenção e promoção da saúde com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos pilares da conscientização. A gincana foi integrada por estudantes e professores das escolas municipais: “Antonio Edson”, “Deborah Pereira” e “Antonio Rodrigues Bayma”; tudo acompanhado por comissão organizadora, comissão julgadora, orientadores, equipes de apoio e líderes de equipes.

As tarefas tiveram abordagens em três dimensões “Aprender a Transcender”, Solidariedade” e “Espírito Competitivo”. Uma das tarefas realizadas teve cunho social, onde foram arrecadados frascos de café granulado para a campanha do banco de leite da Maternidade Carmosina Coutinho; outra atividade competitiva foi a apresentação de paródias com abordagem no mosquito.

Amanda Serejo- Coordenadora do PSE

A coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Serejo, lembrou que o evento foi só o primeiro de outros que serão realizados e nestas atividades eles multiplicam informações e que, ao longo do mês, já vêm conscientizando suas famílias e a população sobre a importância de se combater o mosquito evitando a sua proliferação e das doenças relacionadas. A estudante Ana Karine, da Escola Antônio Rodrigues Bayma disse estar preparada para ajudar as pessoas que convivem com ela a se prevenirem contra Zika, Dengue e, Chikungunha “A gincana nos diverte e ainda aprendemos muito sobre esse assunto tão importante e tão atual” comentou a aluna.