Nesta terça-feira (02/05), equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caxias, capacitou durante todo o dia 35 enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) , que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município; o treinamento habilita os profissionais a realizarem testes rápidos para:  HIV, Sífilis e Hepatites B E C, com resultados de 10 a 15 minutos.

A equipe de profissionais do CTA responsáveis pelo treinamento é composta por enfermeiro, bioquímico, técnica de enfermagem e técnica de laboratório.  A coordenadora do CTA, Dra. kelma Bezerra, lembrou que são realizados no CTA aproximadamente 20 testes rápidos por dia, e que, com a descentralização nas UBS’s, este número deve se multiplicar.

Nós aqui temos uma equipe toda treinada e prepara para repassar estes conteúdos, sendo assim, os exames realizados nos postos, terão a mesma qualidade e eficácia dos que já são feitos lá no CTA” declarou a coordenadora.

 

Nesta primeira etapa estão sendo treinados os profissionais de enfermagem que atuam na zona urbana como a enfermeira Hildegard Aguiar da UBS Eugênio Coutinho: “Este é um momento de grande oportunidade para nossos usuários, que a partir de agora vão poder optar por fazer os testes rápidos no posto de saúde do próprio bairro onde moram sem precisar se deslocar ao CTA” destacou a enfermeira.

O enfermeiro Welton Vieira, um dos profissionais responsáveis pela capacitação que foi treinado pelo Ministério da Saúde frisou: “Com a descentralização, certamente o trabalho será desafogado no CTA, este dia de repasse de conteúdos está contemplando tanto a parte teórica quanto prática; eles sairão daqui preparados para realização destes exames”.

Dra. kelma Bezerra- Coordenadora do CTA

A capacitação foi realizada no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); ao final do dia, toda a equipe do SAMU foi apresentada aos enfermeiros presentes.