Prefeitura Municipal de Caxias > Educação > CMDCA traça estratégias para o “Maio Laranja” em Caxias-MA

A reunião de trabalho aconteceu na sede da Secretaria Executiva dos Conselhos da Política de Assistência Social na manhã desta quinta-feira (11/05), no centro da Caxias e reuniu integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em pauta, três assuntos que envolvem diretamente crianças e adolescentes: Jogos Escolares Municipais; Festejo Junino e a campanha “Maio Laranja”.  Nas escolas, a sensibilização também será feita com os pais e responsáveis.

Estamos aqui para planejar ações que nós vamos pôr em prática. Nosso objetivo é trabalhar, nesse dia 18 de maio primeiramente com os pais nas escolas, para que a gente possa deixar claro o quanto é importante o cuidado que devemos ter com nossas crianças e adolescentes no sentido de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes”, lembra Silvana Pereira –  setor de Educação Infantil do CMDCA

O foco principal neste primeiro momento é o “Maio Laranja”, sendo uma campanha nacional que tem seu dia “D” no próximo 18 de maio e visa combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes.  No dia 17 de maio, acontece um seminário no CESC/UEMA com o tema: “abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. O “Maio Laranja” segue durante todo o mês, sensibilizando a sociedade e as entidades, com visitas a locais de risco, a exemplo de: postos de combustíveis e bares. As ações de campo contarão com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos da segurança pública.

A gente também ajuda a  divulgar a campanha, a mobilizar as pessoas tanto do poder público quanto da sociedade civil, e juntamente com a Assistência Social fazemos o trabalho de envolver o máximo possível a população em todos os pontos da cidade e da zona rural para que as pessoas se conscientizem sobre o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalta, Kátia Braga- presidente do CMDCA.

Confira a reportagem: