A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), ofereceu um café da manhã com frutas tropicais todo especial às mulheres mães que fazem parte do quadro administrativo. A homenagem foi prestada às mamães educadoras na sede da Secretaria nas dependências do Centro de Cultura no Centro Histórico de Caxias-MA, na manhã da última quarta-feira (17/05).

A gestora da pasta, Ana Célia Damasceno, e a gestora administrativa Wildete da Silva Santos, estiveram à frente da recepção. O café foi precedido por um momento de oração e agradecimento, além de palavras de otimismo pelo horizonte de muito trabalho e dedicação que será dispensado ao longo da atual administração.

Embora algumas delas não tenham filhos biológicos nós terminamos adquirindo a responsabilidade do cuidado dos filhos dos outros, e, a gente acaba agindo de uma forma ainda mais fraterna. É uma forma de a gente dedicar o nosso carinho, o nosso respeito, dizer que nós estamos aqui, que nós queremos somar com elas, que elas são muito importantes para o ensino e aprendizagem na cidade.”, expressou Wildete da Silva Santos, gestora administrativa da SEMECT.

A secretária Ana Célia Damasceno, reconheceu a dedicação de cada integrante da SEMECT agradecendo pelo empenho e reforçando que as homenagens às mães e também os cafés oferecidos, não apenas na sede da secretaria, mas também nas dezenas de unidades de ensino do município, simbolizam muito mais do que um encontro para saborear um café, mas representam sociabilidade e aproximação entre pais e escolas, o que, por conseguinte repercute na vida do estudante, que percebe o envolvimento dos seus familiares em sua vida escolar e comunitária.

Antes de tudo quero parabenizar a todos os funcionários da Secretaria de Educação, parabenizar a todas as mães, mesmo aquelas que não são mães biológicas, mas são mães porque têm nossos alunos. Nós mulheres temos uma missão, nós viemos para florear, nós viemos para deixar o mundo mais bonito, mais amável, mais alegre e mais gentil. Quero parabenizar todas as mães da SEMECT, pois a SEMECT é formada muito mais por mulheres que homens. E, essas mulheres, são mulheres guerreiras, elas não medem esforços naquilo que fazem. As festas realizadas nas escolas são festas de chamamentos, as mães vão para dentro da escola, a escola convida e as mães respondem positivamente, essas mães elas são participativas e cada uma deve contribuir com a educação dos seus filhos”, explica Ana Célia Damasceno, secretária Municipal da SEMECT.