A manhã da última sexta-feira (19/05) foi de festa e reconhecimento às mães do povoado Nazaré do Bruno no 2º distrito de Caxias-MA. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Deputado Enedino Araújo.

A homenagem foi organizada por gestores de três escolas municipais: U.I.M Nossa Senhora de Nazaré; U.E.M Vicente Bruno e o C.E.I Nazaré do Bruno, e reuniu mulheres do povoado Nazaré do Bruno, São Martino, Bolo Doce, Vila Nova, Barra do Riachão, além de alunos, professores e gestores das escolas da região, como: Engenho D’água, Porquinho, Genipapeiro e Canto Alegre. Durante o evento, foram apresentadas coreografias, cantos e encenações do dia a dia de uma mãe e a representação dos diferentes tipos de mães.

O dia das mães é para ser comemorado todos os dias, por tudo que elas representam em nossas vidas, mãe é tudo de bom. Em acordo com as escolas, estendemos a toda a comunidade essa homenagem singela para essa pessoa que é fundamental em nossa vida”, disse Edna Sousa, gestora da U.I.M Nossa Senhora de Nazaré.

É uma enorme satisfação poder homenagear todas as mães, não só as mães nazarenas, mas as mães das comunidades vizinhas, pois são dignas de toda admiração, são batalhadoras e são especiais porque são mães. A luta das mães é diária, mas é gratificante”, lembra Janaína de Oliveira, gestora da U.E.M Vicente Bruno.

A lembrança do dia das mães emocionou dona Maria das Graças, que é mãe de 10 filhos, todos já estão criados, a mais nova tem 30 anos.

Ser mãe é uma grande responsabilidade, é cuidar bem dos filhos, na saúde, na doença, tem que ter muita confiança amor e muito carinho”, ressaltou dona Maria das Graças, moradora do povoado Nazaré do Bruno, do alto de sua experiência.

A emoção também contagiou Hipolivânia Sousa, que é mãe de primeira viagem, de Emanuel de quatro anos, mas ela alimento o desejo de gerar mais nove filhos.

Não tenho palavras para explicar a emoção de ser mãe pela primeira vez. É uma coisa que a gente não esquece”, afirma a jovem mãe Hipolivânia Sousa, funcionária pública.

Durante a festa, foram distribuídos brindes e realizados sorteios de duas bicicletas e um aparelho de TV de alta definição. O evento foi prestigiado por vereadores do município, secretários municipais e o prefeito de Caxias-MA, Fábio Gentil. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Catulé juntamente com o prefeito Fábio Gentil, reforçaram o compromisso da administração municipal com a melhoria das condições de vida das famílias que residem na zona rural do município de Caxias.

Há 15 anos eu trabalho nesta comunidade. 15 anos tentando melhorar a qualidade de vida das mães desta comunidade e nós reunimos professores e diretores de escolas para homenagear as mães. Aqui hoje você assiste a união, a integração das escolas para prestar homenagem, não a nós vereadores, mas a razão dessa data que são as mães, a razão de tudo” reforçou Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias-MA.

Quero deixar os meus parabéns a todas as mães do povoado Nazaré do Bruno. Aqui nós tivemos uma festa muito bonita. Elas merecem esse carinho especial que hoje estamos oferecendo a cada uma delas”, lembrou Letícia Mabel, secretária Municipal de Assistência e desenvolvimento social.

Estamos em um momento que é a demonstração da interação entre as escolas, entre os alunos, pais e professores. A humanização é algo primordial em nosso governo, porque é assim que a gente trabalha em nosso governo, humanizando para que consigamos a verdadeira união. Posso afirmar que o prefeito não deve ficar no gabinete, deve interagir com a comunidade para que possamos olhar as obras municipais, vendo a necessidade de investimentos e fazer sempre o melhor para a comunidade” afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

Confira mais fotos: