A Prefeitura de Caxias-MA, por meio de decreto municipal, prorrogou até o próximo dia 05 de junho o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O pagamento da 1ª parcela venceu no último dia 02 de maio, mas por conta da superlotação da agência do Banco do Brasil em Caxias-MA, o prefeito Fábio Gentil, decidiu estender o início da quitação das parcelas. A partir de agora, os pagamentos só devem ser efetuados pelos contribuintes na agência do Branco do Brasil e nos correspondentes do mesmo banco.

“O prefeito sensibilizado com as pessoas que não puderam quitar o seu IPTU até a data do vencimento ele prorrogou. Anteriormente o pagamento do IPTU era feito em todos os bancos, e era o nosso propósito manter o pagamento em todas as agências bancárias, o problema é que a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) criou novas regras para os boletos bancários e por força dessas regras nós optamos em concentrar no Banco do Brasil e correspondentes por uma imposição da FEBRABAN”, explica Geovane Carlos, Secretário Adjunto da Receita Municipal.

Dona Rosa Roseli que reside no Bairro Recanto dos Poetas vai pagar o imposto pela primeira vez. João Gaspar, que mora na Nova Caxias, já contribui com o município há 10 anos e ressalta a importância da quitação.

“É a primeira vez que eu estou pagando o IPTU. O meu veio 12 reais. A gente espera que valha a pena esse nosso pagamento”, ressalta Rosa Roseli, Recanto dos Poetas.

“É muito importante o contribuinte manter o imposto em dia, porque esse imposto vai ser utilizados nas obras do município, tanto nas escolas, quanto no asfalto. Então é de grande importância o cidadão pagar o IPTU, porque ele vai ter retorno. É importante aproveitar essa chance que o prefeito está dando para o cidadão se quitar com o município”, disse João Gaspar, morador da Nova Caxias.

Os recursos arrecadados com o IPTU são utilizados pela Prefeitura Municipal no custeio de obras públicas. O pagamento em Cota Única com desconto de 20% também está mantido até o próximo dia 05 de junho. O IPTU a partir de deste ano pode ser divido em até 10 parcelas, encerrando em março de 2018. O cidadão pode imprimir o boleto bancário, no site da Prefeitura: www.caxias.ma.gov.br ou na coordenadoria da receita municipal no setor de tributação no Centro de Cultura. A impressão do boleto no site da prefeitura, só é possível para os contribuintes que estejam com o CPF cadastrado no sistema. Os cidadãos que não tiverem CPF cadastrado, deve se dirigir à coordenadoria da receita, que fica no prédio do Centro de Cultura, para atualização cadastral, munido dos documentos pessoais: Identidade, CPF e comprovante de compra e venda do imóvel ou documento que comprove a posse do imóvel.

Anteriormente o pagamento era feito em quatro parcelas, mas agora são dez parcelas como uma forma de ajudar o contribuinte, pois são tantas coisas para a gente pagar. Então o cidadão pode pagar não mais em quatro, mas em dez parcelas. Continua o desconto de 20% em Cota Única até o dia 05 de junho”, finaliza Geovane Carlos, secretário Adjunto da Receita Municipal.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,