O lançamento do projeto “Quem Ama Abraça”, aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Centro de Caxias, pela Secretaria Estadual da Mulher na manhã desta quarta-feira (24/05).

Compareceram ao evento representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), como as principais secretarias envolvidas, além de representantes das polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e integrantes da sociedade civil organizada.

Nós da SMPPM acreditamos que este tema da Igualdade de Gênero é de fundamental importância, com todos os setores da sociedade. Dentro da Secretaria, nós trabalhamos diretamente com essa questão da violência contra a mulher, e, para a gente entender as relações de gênero e como é que isto está se dando na sociedade. Apesar de todo trabalho que é feito, o índice de violência ainda é grande”, lembra, Suany Froz, Coordenadora da SMPPM.

A secretária Adjunta de Estado da Mulher ressalta que o projeto “Quem Ama Abraça”, visa trabalhar junto às escolas, por meio dos educadores, esclarecimentos sobre a questão de gênero, para combater de modo preventivo a violência contra meninas e mulheres. O Maranhão ocupa a 5ª posição no índice de violência no Brasil. No país, 40% das mortes são feminicídios, e, no caso de estudantes, 63% de crianças que vivem em lares violentos ou sofrem alguma violência reprovam três vezes mais que os outros colegas, ou ainda, abandonam a escola mais cedo.

É um projeto importante para que nós possamos discutir igualdade de gênero nas escolas. Infelizmente, por conta do contexto histórico, econômico e social ao longo dos anos, nós fomos colocadas em local de segundo plano, e, com uma delimitação de espaço de colocação da mulher. Uma pesquisa deste ano do IPEA de 2017 indica que nós ainda recebemos 28% a menos que os homens, ocupando os mesmos lugares. Então a gente começa a discutir a igualdade de gênero dizendo que não existe uma padronização dizendo o que é do homem e o que é da mulher. Nós podemos tudo que nós quisermos, assim como os homens podem tudo que eles quiserem, e aí, nós precisamos desconstruir alguns desses estereótipos”, ressalta Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher.

O projeto “Quem Ama Abraça”, foi criado pelo Governo Federal em 2011. Em 2013 começou a ser implantado no Brasil. No Maranhão, já está presente em 30 municípios. Na cidade de Caxias, neste primeiro momento 30 professores vão passar por capacitação dentro da temática, sendo 15 professores da rede estadual e 15 da rede municipal. Cada escola vai receber um Kit com CD e revistas em quadrinhos para trabalharem a temática da igualdade de gênero.

É um projeto a nível estadual. Estamos priorizando municípios que têm Secretaria ou Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres. Fechamos o ano trabalhando com 30 municípios, mas o nosso objetivo é chegar aos 76 municípios que existem as secretarias ou coordenações para mulheres e abranger os 30 municípios com menor IDH do Estado. O objetivo é capacitar professores, para terem como trabalhar a questão de gênero e a prevenção à violência contra a mulher em sala de aula”, explica, Márcia Rodrigues, Coordenadora Estadual do projeto “Quem Ama Abraça”.

Confira mais fotos do evento:

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , , ,