Por determinação do prefeito, Fábio Gentil, a coordenação de patrimônio histórico de Caxias está elaborando, institucionalmente, uma política pública para o Governo Municipal, através de uma parceria: poder público e sociedade civil, que visa reconhecer e ratificar o conjunto das manifestações produzidas socialmente ao longo do tempo no espaço urbano, seja no campo das artes, nos modos de viver, nos ofícios, festas, lugares ou na paisagem da própria cidade, com seus atributos naturais, intangíveis e edificados.

Preservar o patrimônio cultural de uma cidade é manter as marcas de sua história ao longo do tempo e, assim, assegurar a possibilidade da construção dinâmica da identidade e da diversidade cultural da comunidade. Para isto, foi constituído um Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico de Caxias que estabelece um trabalho de cunho institucional desde a elaboração até a articulação dessa política de proteção ao patrimônio cultural nas dimensões artística, arquitetônica e paisagista da Princesa do Sertão Maranhense.

Há algum tempo, a concepção de bem cultural foi incorporada às políticas públicas de proteção do patrimônio histórico. A partir de estudos sobre a formação, ocupação, modos de vida, história e tipologias arquitetônicas da cidade, foram definidos conjuntos urbanos, nos quais se encontram espaços e manifestações de interesse cultural.

Inicialmente, um trabalho de catalogação de todos os bens histórico/culturais caxienses está sendo realizado para ratificar o perfil e a radiografia desse segmento imprescindível para o estímulo à consciência do que se possui como riquezas material e imaterial de Caxias.

Portanto, deve-se dotar, prioritariamente, a possibilidade de se efetuar tombamentos de imóveis, ou registros de manifestações culturais isolados, ou seja, em áreas fora daqueles conjuntos estabelecidos ou em estudo/inventário. Pelo contrário, essa proteção é o reconhecimento da importância de se determinar bens culturais dentro do contexto histórico da cidade de Caxias, sendo eles, em geral, fortes referências para a comunidade que se destacam na paisagem urbana e na representação da identidade.

Palavras chaves: , , ,