Na última quarta-feira (31/05), o prefeito Fábio Gentil foi à tribuna da Câmara Municipal de Caxias-MA e prestou contas das ações de todas as pastas durante o primeiro quadrimestre de 2017. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca que tem à frente Ney Jefferson aparece com ações importantes que repercutem tanto na vida do homem do campo, como também da vida dos cidadãos que residem na Zona Urbana de Caxias-MA.

“É uma determinação do nosso prefeito Fábio Gentil buscarmos a integração de nossas ações com todas as secretarias. A transversalidade das políticas públicas nos nossos dias atuais é uma exigência. Daí a importância de empreendermos esforços para que a gestão seja fruto de um diálogo permanente entre os gestores das secretarias, de modo a vislumbrar como objetivo final a melhoria de vida de todos os moradores e moradoras do campo do nosso município”, afirma Ney Jefferson, secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Nos primeiros meses de gestão já foram realizadas as seguintes ações: preparo de mais 150 hectares ( em torno de 1.500.000 metros quadrados) de terra para plantio dos agricultores e agricultoras familiares; atendimento de mais de 250 famílias agrícolas;  recuperação de mais de 50 km de estradas em mais de 20 povoados da zona rural, para escoamento da produção e transporte de alunos para as escolas; entrega de mais de 80 toneladas de produtos (um total de 38 gêneros) da agricultura familiar para 21 entidades (entre elas 6 CRAS, 06 CCI, 03 Centros da Juventude, 03 Hospitais, APAE, ADEFIC, AMA) para um público de 4.000 beneficiários; transporte de mais de 600.000 litros de água potável para consumo de aproximadamente 10 povoados da zona rural.

“Nós temos como objetivo sempre buscar o aprimoramento das nossas ações. A manutenção das estradas é uma ação importante para escoarmos a produção dos nossos agricultores e agricultoras familiares, assim como o transporte das nossas crianças e jovens para a escola” reforça, Ney Jefferson, secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

No Mercado Central e Praça de alimentação, a Secretaria desenvolve ações de: limpezas periódicas, dedetização; recolhimento periódico dos resíduos no Mercado Central e na Praça de Alimentação; limpeza das caixas de gordura; individualização dos hidrômetros e desvinculação da água utilizada para o banheiro público, antes paga pelos permissionários da praça de alimentação; troca de mais de 80 lâmpadas e de cadeados; início da implantação de internet através de wi-fi no Mercado Central; processo iniciado de licitação para a construção das duas escadas com acesso pelo lado direito da Praça de Alimentação e aquisição dos ventiladores do Mercado Central; diagnóstico e busca de recursos para melhoria de infraestrutura dos demais mercados públicos da cidade.

Com o total apoio que o nosso prefeito Fabio Gentil está nos dando acreditamos que é possível efetivamente colocar as políticas agrárias e agrícolas na agenda do poder público municipal, demonstrando que a enorme potencialidade econômica da zona rural de Caxias pode contribuir decisivamente para a geração de renda e desenvolvimento econômico da cidade, do campo e até mesmo da região dos Cocais”, finaliza Ney Jefferson, secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Confira mais algumas ações realizadas pela Secretaria:

Palavras chaves: , , , ,