A vacinação contra o vírus da gripe que era destinada ao público prioritário, formado por: idosos, crianças até cinco anos, puérperas – mães até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores e doentes crônicos, agora foi estendida à todas as pessoas.

A campanha que começou no dia 17 de abril, finaliza para o público prioritário no dia 09 de junho mas, devido à extensão à toda a população, vai até finalizarem as doses da vacina, que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

Estamos trabalhando há mais de um mês nessa campanha da Influenza com aquele grupo prioritário que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde. Mas como a procura estava muito pequena para esse grupo, o Ministério da Saúde resolveu abrir para toda a população porque existem pessoas que estão interessadas em receber a vacina. As pessoas já podem procurar as unidades de saúde para se vacinar”, explica Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A dona de casa Antônia Lopes, do Bairro Volta Redonda e Dayana Silva que é trabalhadora da saúde, já receberam as doses da vacina e reforçam os benefícios da imunização:

“Eu já me vacinei. Eu sempre me vacino. Fico protegida o ano todo”, disse Antônia Lopes, dona de casa do Bairro Volta Redonda.

“Eu já me vacinei sim. A importância é porque se vacinando a pessoa fica imune. A pessoa vai ficar com o sistema imunológico mais resistente”, ressalta Dayana Silva, servidora pública.

O Ministério da Saúde destinou para Caxias-MA, 35.850 doses da vacina. Já foram administradas 30.543 doses, o equivalente a 88%. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica acredita que o município vai sim atingir a meta estabelecida, que é de 90%.

“Já estamos com 88% do que foi estabelecido pelo Ministério. Já estamos perto de atingir os 90%. Esse número vai ser atualizado na sexta-feira, que é quando a gente atualiza os mapas das unidades de saúde para alimentar o sistema. Mas acredito que com certeza o município de Caxias vai atingir a meta dos 90% do público alvo”, espera Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,