A III edição do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes, acontecerá em Caxias no próximo dia 7 de julho. Na ocasião, será discutido pelos caxienses e moradores de outras regiões, a recuperação da Bacia Hidrográfica do Itapecuru.

Sendo apoiado pela Prefeitura de Caxias, o seminário é organizado pelo Instituto Cidade Solidária e o senador Roberto Rocha (PSB), com co-realização do Movimento Ensinando e Aprendendo- MEA; este evento já é tido como um dos mais relevantes sobre as questões ambientais no Maranhão por conscientizar a sociedade sobre os problemas de poluição, seca, assoreamento, dentre outros que atingem os rios e suas nascentes.

O seminário acontecerá das 8h ao 12:30h no auditório da Escola São José localizado na Praça Pantheon, Centro de Caxias. A cerimônia de abertura contará com a presença do senador Roberto Rocha e outras autoridades do estado, além de especialistas na área de meio ambiente e sustentabilidade. Na oportunidade, será apresentado pela chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da CODEVASF- MA, Éricka Cunha, o planejamento da Campanha para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru. Haverá também, uma mesa redonda com o tema “Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas para Sua Revitalização” tendo como ministradores Arthur Almada Lima- presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Carlos Benedito Maciel- coordenador do Comitê da Bacia do Itapecuru.

As inscrições, que já estão abertas, podem ser feitas pelo e-mail inscricoes@cidadesolidaria.org ou no número (98) 99221-1261. As pessoas residentes em Caxias, também poderão inscrever-se no Centro de Cultura, localizado na Praça do Pantheon.

Para entrada, os participantes deverão levar 1kl de alimento não perecível que será doado às instituições de caridade, os mesmos receberão certificado de participação.

“Esse evento realizado em Caxias, será dedicado à região para discutir a atuação da CODEVASF, que é um órgão do Ministério da Integração Nacional, na Bacia do Itapecuru. Caxias é uma cidade importante economicamente, bastante desenvolvida e que o rio Itapecuru também tem uma importância muito grande para Cidade. O principal objetivo é esse, discutir a relação do rio com as cidades. A Bacia do Itapecuru é uma das mais importantes que além de desenvolver grandes cidades do Maranhão, ela abastece a Capital, São Luís. Nós convidamos toda população de Caxias e região para participarem” ressaltou Liviomar Macatrão, diretor executivo do Instituto Cidade Solidária.

Mais informações:

O seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes, se destaca por suas ações efetivas em prol da recuperação das bacias hidrográficas do Maranhão. As duas últimas edições aconteceram em São Luís e Pedreiras nos meses de março e maio deste ano, respectivamente. Atraindo um número recorde de pessoas, o evento oferece a oportunidade para expressão de ideias; dois projetos já foram anunciados para a recuperação de rios, sendo estes: o Programa SOS Águas do Maranhão e o Projeto dos Planos de Nascentes do Rio Mearim e Itapecuru, que abastece a Ilha de São Luís. Além disso, houve a assinatura de convênios com a Universidade estadual do Maranhão (UEMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- CODEVASF.

 

Palavras chaves: , , , , ,