O material já está sendo trabalhado pelos professores com os estudantes da educação infantil do município desde o início junho. Pela primeira vez na história de Caxias, um livro didático é adotado na educação de crianças de 3 a 5 anos. A professora Francisca Ribeiro do Centro de Educação Infantil Isabel Dolores, que atende 296 crianças, explica que o material de qualidade e colorido chama atenção dos alunos para o que está sendo ensinado.

“É um livro adequado. Era uma coisa que a gente almejava há muito tempo. Trabalhamos a linguagem oral, a matemática, natureza e sociedade. Tem sido recebido com grande êxito mesmo. As famílias estão gostando, as crianças estão gostando. A gente explora as cores, as gravuras. Esse livro veio contribuir de forma gratificante”, disse a professora Francisca Ribeiro, do CEI Isabel Dolores.

“Esse material grande relevância para os professores, para as crianças, para os pais. Na educação esse momento é um marco. Temos muito que agradecer a preocupação do prefeito junto com sua equipe para nos apoiar com o livro didático. A gente ver que a primeira infância precisa disso, porque é a base”, lembra Magna Reis, diretora do CEI Isabel Dolores.

“É mais uma ferramenta porque facilitou muito a vida do professor quanto às atividades feitas, as atividades que as crianças levam para casa, e, as crianças precisam ter esse acesso, não somente o filho de quem estuda na escola particular tem necessidade de ter um livro. O material é de qualidade”, pontuou Luana Dias, coordenadora pedagógica.

5.142 alunos receberam três livros, um de cada disciplina: natureza e sociedade, linguagem e matemática. Além do livro de caligrafia para crianças de 5 e 6 anos. A coordenadora da Educação Infantil, Silvana Pereira, explica que os livros foram produzidos pela Editora do Brasil após rigorosa seleção. Os professores da Creche e dos 21 Centros de Educação Infantil do município também passaram por capacitação.

“Está sendo de suma importância tanto para o trabalho dos professores, quanto para os alunos. Os alunos vão ter esse contato com o mundo colorido. Não poderia ser qualquer editora, qualquer acervo, por isso nós escolhemos a Editora do Brasil. Teria que ser um material de acordo com a realidade das nossas crianças”, afirma Silvana Pereira, coordenadora da Educação Infantil.

Foram investidos mais de R$ 1 milhão de reais na aquisição de aproximadamente 15 mil livros. A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, falou da preocupação com a educação básica.

“Esse investimento é necessário porque é isso que a sociedade requer. Nós precisamos fazer com que as nossas crianças possam chegar a serem bons cidadãos, de saberem quais são seus direitos e buscarem esses direitos. Nós resolvemos implantar o livro infantil. Nós capitaneamos a ideia no sentido de mostrar para os pais dessas crianças e para os professores que é possível trabalhar alfabetizando as crianças, levando livros, levando conhecimento e, ao mesmo tempo, trabalhando a questão do brincar e dos jogos educativos. Todos os professores da educação infantil desde o maternal até o terceiro período passaram por capacitação para que pudessem se preparar para trabalhar com um livro didático. É inédito em Caxias, talvez seja inédito no Maranhão fazer investimentos em livros como nós estamos fazendo. Se nós investirmos nas crianças agora, eles vão ter um ensino fundamental melhor, um ensino médio melhor, e por que não dizer um ensino superior melhor?!”, explica Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , ,