O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias-MA, em parceria com a Secretaria Adjunta de Limpeza Pública e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, está realizando a limpeza de três tanques de decantação que eram utilizados para armazenar água de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Ponte. Segundo o diretor do SAAE, há 12 anos a limpeza não ocorria.

“A gestão do SAAE tem compromisso com o meio ambiente.  Estamos em parceria com a Prefeitura de Caxias, em parceria com a Secretaria de Limpeza e Meio Ambiente. Esta é uma ação que dura mais de uma semana, que é de limpar os tanques de lodos, de água de lavagem e instalar o sistema de reuso de água. Com isso, nós vamos tornar a estação mais eficiente e mais sustentável. É uma ação ousada, porque desde que o sistema entrou em funcionamento a exatos 12 anos, nunca houve uma atividade de limpeza. Estamos fazendo isso pela primeira vez”, disse Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

Cada um dos três tanques tem aproximadamente quatro metros de profundidade e armazenavam 1800 m³ de água com lavagem dos filtros, o que representa R$ 1 milhão e 800 mil litros de água. A parceria com as secretarias permitiu a utilização de uma draga, caçamba e retroescavadeira. Os tanques de decantação estão ao lado do Riacho da Maria do Rosário. Com a limpeza, o SAAE contribui com a prevenção de danos ao meio ambiente.

“O riacho Maria do Rosário é um patrimônio de Caxias e, o SAAE utiliza essa água para abastecer a cidade. E a gente tem o compromisso de tornar o riacho sustentável. O interesse do SAAE além de fornecer água para a cidade, visa também desenvolver ações na área de esgotamento sanitário e na área de preservação ambiental. Essa é só uma das atividades que estamos fazendo. Além disso, estamos fazendo um trabalho de limpeza das margens dos riachos para preservar o Inhamum. Fizemos também a distribuição de sementes para que a sociedade nos ajude a plantar um futuro melhor para o meio ambiente em nossa cidade, explicou Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

“Esse local estava há 12 anos sem passar por uma limpeza que vocês estão assistindo. Esse trabalho é uma parceria entre as secretarias de Limpeza Pública, Meio Ambiente e SAAE, estamos dando um suporte técnico junto ao SAAE com equipamentos nossos, disponibilizando para que seja feita a limpeza e dar melhor qualidade para o Riacho. Temos que estudar uma maneira sustentável de reaproveitar esses tanques que não estão sendo utilizados em benefício ao meio ambiente, falou Zé Cláudio – secretário Adjunto de Limpeza Pública.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , , ,