Prefeitura Municipal de Caxias > Indústria e Comercio > EMPREENDEDORISMO: Após 11 anos de regulamentação da Lei Geral, Prefeitura de Caxias inaugura em parceria com o SEBRAE a Sala do Empreendedor

Autoridades públicas do legislativo e executivo, além de empresários prestigiaram a abertura na manhã da última terça-feira (18/07), nas dependências da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, da Sala do Empreendedor, no Centro de Cultura. A parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE) é resultado de aproximadamente 09 anos de empenho do SEBRAE, mas que só foi efetivado na atual administração.

“O município de Caxias dá mais um sinal de que deseja enfrentar o desemprego. Essa é uma ação concreta para facilitar a vida dos empresários e para as pessoas que muitas vezes não tinham informação, uma referência, e agora passam a ter. Em sete meses de gestão, a gente instala esse equipamento na cidade de Caxias”, disse Paulo Marinho Jr, vice-prefeito de Caxias, neste ato representando o Prefeito Fábio Gentil.

“Nós temos aqui a missão de empreender. Como? Dando todo apoio ao empresário que já está formalizado para o que não é formalizado, ou seja, a pessoa que tem a intenção de entrar no mercado, ele vai ter todo o apoio, sem custo nenhum, desde a abertura da conta ao plano de negócio. Então esta sala veio para empreender. A missão é a gente focar no Micro Empreendedor e o não formalizado, atrair ele, mostrar os benefícios que tem como a gente já frisou aqui. Então é de grande importância para a cidade que vai dá uma alavancada, e nós, muito motivados, iremos encarar e mostrar todo o apoio que temos com o SEBRAE que é muito importante, que vai dar o apoio na qualificação. Então esta sala é de grande importância para a economia do município”, afirmou João Antônio, secretário Municipal de Indústria e Comércio.

A Sala do Empreendedor, segundo o superintendente do SEBRAE Maranhão é uma demonstração de que o município de Caxias está implementando a Lei Geral, que foi regulamentada no país em 2006. Durante a solenidade, foi apresentada a primeira empreendedora a se formalizar na Sala do Empreendedor, trata-se da costureira Geni de Oliveira. A sala aberta em Caxias é a 7ª para o empreendedor da região leste do Maranhão.  O local é uma referência para os Micro e Pequenos Empreendedores, além de empresários.

“Esse é um dos passos para a implementação da Lei Geral. Essa Lei ela foi aprovada, sancionada, regulamentada e agora está sendo implementada. Os mecanismos de implementação da Lei Geral, eles estão sendo trabalhados pela administração municipal. A inauguração dessa Sala do Empreendedor, que passa a ser uma referência para o Micro e Pequeno Empresário, para os detentores de pequenos negócios e Micro Empreendedores Individuais. Essa sala passa a ser um referencial, passa a ser um porto seguro para que eles possam buscar junto à Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o SEBRAE, aqui do Município de Caxias, um local que possam empreender, pois num momento em que o país vive, não podemos jogar os recursos estratégicos fora, esse dinheiro deve ser bem empregado, para que as empresas possam gerar empregos e aquecer a economia de Caxias”, destacou João Martins, diretor Superintendente do SEBRAE.

Um profissional do corpo de bombeiros explicou ainda que a abertura de uma empresa requer a certificação de aprovação da corporação. Dentre os serviços gratuitos que vão ser ofertados aos empreendedores, estão: informações e orientações sobre o Micro Empreendedor Individual; abertura de empresas; orientação técnica; capacitação e plano de negócio.

Confira mais fotos: