Feirantes de diversos segmentos, a exemplo de agricultura, gastronomia e artesanato, participaram de uma capacitação na manhã desta quinta-feira (20/07), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nos últimos preparativos para a inauguração da Feirinha da Gente, os profissionais receberam orientações sobre atendimento, venda, acolhimento da clientela, dentre outras informações que serão úteis na recepção dos caxienses e turistas que irão visitar as barracas, as mesmas vão ser instaladas no largo da Igreja de São Benedito, próximo domingo, dia 23.

“É uma ótima oportunidade, é uma vitrine, porque tem muita gente que não tem onde expor, onde vender, trabalha em casa. A feira chamará muitas pessoas que estão em casa, que vêm na cidade passar um domingo e terão essa oportunidade de ir à feira e conhecer os produtos da cidade”, afirma Rosilene de Moraes, floricultora.

“Eu acho muito importante essa oportunidade aos artesãos de Caxias estarem expondo os seus produtos, fazendo com que a feira dê certo para que se torne conhecida, porque tem muita gente profissional aqui em Caxias. Hoje nós estamos em um evento para termos mais conhecimentos, está sendo muito importante este evento”, destaca Marleyde Sousa, artesã.

“A gente fica muito feliz quando o SEBRAE é chamado para estar realizando uma capacitação que é o nosso forte. Estar proporcionando aos empreendedores momentos de conhecimento para que eles possam colocar em prática durante o evento, é oportunizar que eles possam levar para a realidade deles, aplicar e ter sucesso. Nós elaboramos uma capacitação que envolve a temática do atendimento, vendas, gerenciamento desse negócio, além de características empreendedoras, para que seja um momento de grande valia”, explica César Guimarães, gerente da Unidade Local do SEBRAE/Caxias-MA.

A Feirinha da Gente acontece das o8h da manhã às 15h. Realizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Ajunta de Turismo e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres; a feira também conta com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Saúde; Academia Caxiense de Letras e o apoio do SEBRAE.

“Nós estamos entrando com as barracas. Metade nós cedemos para a Secretaria da Mulher para que seja desenvolvido o trabalho com as mulheres, as artesãs, e o restante das barracas nós estamos trazendo 15 agricultores familiares para comercializarem os seus produtos. São trabalhadores que fornecem seus produtos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), vamos estar criando esta oportunidade para que eles possam comercializar além do PAA. É mais uma janela de oportunidade para o agricultor, para que eles possam comercializar e dinamizar a economia do município”, ressalta Ney Jefferson, secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

“A gente escolheu através do workshop que a gente fez em duas sextas-feiras, convidando os artesãos, o pessoal da culinária, o pessoal da agricultura familiar, e depois da escolha, nós direcionamos para os instrutores do SEBRAE para que pudessem fazer a capacitação dessas pessoas para que a Feirinha da Gente seja bem organizada. A gente vai começar com um público menor, mas o nosso intuito é aumentar a Feirinha. É uma feirinha permanente. O primeiro domingo vai ser agora dia 23 das 8h às 15h e todos os domingos vai estar funcionando na Praça Vespasiano Ramos, que é a conhecida Praça da Igreja de São Benedito”, explica  Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: