A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou na manhã dessa quarta-feira (02\08), no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA), o II Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Educação de Caxias.

Gestores escolares tiveram a oportunidade de entrar em contato com os números produzidos no primeiro semestre a partir das atividades desenvolvidas em todas as escolas das zonas urbana e rural. O encontro aconteceu simultaneamente em cinco polos. Uma palestra apresentando os dados foi proferida pela gestora Dircilene Beleza, que expôs em números as conquistas e os desafios no ensino da leitura e da escrita.

“É importante porque a gente faz uma autoavaliação do nosso trabalho. Hoje nós estamos tendo a oportunidade de melhorar cada dia. Com essa capacitação, nós podemos melhorar. É desafiante, mas todos os dias a gente faz o melhor”, disse Jesus Teixeira, gestora da U.I.M Pedro Neiva de Santana, no Povoado Brejinho.

“Este encontro é importante porque nós podemos ver onde estamos falhando, corrigir essas falhas para que possamos ter êxito no final do ano com o nosso trabalho, tanto administrativo quanto pedagógico no interior da escola. Nós estamos olhando os dados de leitura e escrita em língua portuguesa, além disso, estamos fazendo uma avaliação de cada escola. Melhorando cada escola, nós vamos melhorar os índices de toda a educação do município” afirmou Francivaldo Moreira, gestor adjunto da U.I.M Marinalva Soares, no Bairro Luíza Queiroz.

A secretária Ana Célia Damasceno, destacou que a formação está sendo oferecida a toda a comunidade escolar, incluindo professores, zeladores, manipuladores de alimentos, coordenadores e gestores. A posse dos índices de aprendizagens, principalmente leitura e escrita, servirão para que sejam apontados os caminhos aos quais estratégias devem ser mantidas e quais práticas precisam ser modificadas para que os índices educacionais do município sejam melhorados.  Atualmente, o índice de pessoas analfabetas no município, na faixa etária entre 15 e 29 anos, está acima dos 20%. A rede municipal de educação conta com aproximadamente 30 mil alunos que fazem parte do Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos. O momento também serviu para planejar as ações para os próximos seis meses.

“Hoje, a SEMECT dá a oportunidade de analisar esses dados que são fundamentais para o funcionamento da educação do município. Toda a comunidade escolar faz parte desse processo, e, avaliando os processos educativos de cada escola, é bem mais fácil você analisar e assim proporcionar melhorias para a educação”, ressaltou Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

“Este é o segundo encontro pedagógico do ano. A partir dos trabalhos que foram feitos durante o primeiro semestre, nós estamos agora analisando o resultado, interpretando para que os gestores escolares possam chegar a um planejamento de trabalho. A partir dessa análise, vamos planejar os próximos seis meses, principalmente na leitura e escrita. Muitos fatores interferem no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo a estrutura das escolas, estrutura familiar, condições de trabalho, tudo isso conta na hora dessa alfabetização. A gente sabe que dá uma boa estrutura para a educação é importante para que possamos chegar a um ensino de qualidade, que é o que estamos almejando”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,