Prefeitura Municipal de Caxias > Guarda Municipal > Guardas Municipais de Caxias e Agentes Penitenciários de outros municípios do Maranhão e do Ceará passam por curso de Técnicas Policiais Avançadas na “Princesa do Sertão”

Profissionais que fazem parte do aparelho de segurança pública passam por capacitação em Caxias, por intermédio da Guarda Municipal. Neste mês de agosto, do dia 18 ao dia 20, a capacitação em Técnicas Policiais Avançadas prepara Guardas Municipais e Agentes Penitenciários das cidades maranhenses de: Caxias, Vitorino Freire, São João Batista, Cantanhede, Estreito, Codó, São Luís e Fortaleza-Ceará. As aulas são ministradas nas dependências do Ginásio Vicente Neto, no Bairro Volta Redonda.

Os instrutores são de uma empresa de segurança privada do Ceará, Oficiais da Marinha e da Força Aérea.

“O trabalho é baseado em táticas israelenses. No Ceará, nós passamos cinco anos ensinando e aprendendo dentro do Batalhão de Choque para a gente formar uma metodologia de treinamento, pegando assim, o que há de mais moderno e funcional dos israelenses, dos americanos e europeus, e aplicar no Brasil. Hoje nós estamos aqui com o curso de Técnicas Policiais Avançadas, que ele é registrado como um curso de polícia. Nós dividimos as técnicas policiais e eles vão aprender o que há de mais moderno. Vão aprender imobilizações, as formas de saques, as formas de retenção de armas, o manuseio do bastão tático, reverso de arma de foco e, tudo isso, dentro do conceito de uso progressivo da força” explica Jorge Tavares, empresa DPT-CE.

A inspetora da Guarda Municipal em Caxias, Roseane Costa, ressalta a importância do aprimoramento constante, considerando que de acordo com a Lei Federal 13.022/14, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, estabelece o aumento das competências da corporação.

“Os profissionais da guarda continuam a qualificação, proporcionando ao profissional uma qualidade e atendimento melhor a nossa sociedade caxiense nas ocorrências policiais. A Guarda passou a ter poder de polícia. Com o advento da lei 13.02/14 as Guardas Municipais atuam realmente, se qualificam realmente, podem estar armadas, fazer apreensão e o flagrante no ato preventivo também, porque aqui em Caxias nós trabalhamos com o videomonitoramento, e estamos preparados para atender a ocorrência no ato e fazer a condução conforme os padrões oficiais das polícias que são concordadas com os padrões internacionais”, explica Roseane Costa, inspetora da Guarda Municipal.

Quem veio de fora participar da capacitação, acredita que o treinamento constante é essencial para um trabalho de qualidade.

“Como nós somos operadores da segurança, temos que sempre está aprendendo coisas novas para ajudar no trabalho e para ajudar no nosso dia a dia. É a segunda profissão mais arriscada do mundo, e o Agente Penitenciário tem uma responsabilidade muito grande, tanto dentro, quanto fora do sistema prisional”, ressalta Inaldo, agente penitenciário de São Luís-MA.

“É enriquecedor esse curso. Nós viemos do Ceará com colegas, e a gente vem em busca de aprendizado. No nosso dia a dia dentro das unidades prisionais do Estado, muitas vezes nós precisamos de conhecimentos que vão ser adquiridos neste curso. São táticas policiais avançadas que a gente vai utilizar para aprimorar o nosso contexto dentro das unidades prisionais do Ceará”, afirma Batista, agente penitenciário de Fortaleza-CE.

Além dos cursos de qualificação constantes, a Guarda Municipal de Caxias administra o videomonitoramento da cidade, que atualmente conta com 32 Câmeras dando suporte ao sistema de segurança. Outras informações ou casos de flagrante podem ser comunicados por meio do número 153.

“O videomonitoramento está funcionando com força total, mantendo a nossa sociedade mais segura do que imaginávamos, porque o nosso prefeito renovou as câmeras para HD. A condição de buscarmos melhor as imagens melhorou bastante e nós estamos solucionando os problemas em tempo hábil, e também no ato preventivo à ocorrência do crime”, ressalta Roseane Costa, Inspetora da Guarda Municipal.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: