Estudantes de 10 unidades de ensino do município, que fazem parte dos polos I e II, iniciaram os desfiles em alusão as comemorações da Independência do Brasil, na manhã da última sexta-feira, 01 de setembro.

A concentração foi na Rua 7 de setembro, ao lado da Igreja Presbiteriana, no Bairro Trizidela, e o percurso foi realizado até a Praça Nossa Senhora de Nazaré. Alunos, professores e gestores das escolas: Belmiro de Paiva; Fundação José Castro; CEI Marcelo Dino; CEI Aluísio Lobo; CEI Santa Terezinha; Jovem Thales; Escola Hélio Queiroz; Fé em Deus; Tia Edna; CEI Rosina e CEI Emília Costa desfilaram com as cores da bandeira nacional, destacaram a importância dos símbolos nacionais, valores cívicos e a importância da preservação ao meio ambiente.

“Foi uma iniciativa muito importante, onde a Trizidela foi privilegiada com essa temática cultura de paz. As escolas desfilaram, a coordenação, o prefeito está de parabéns! Nessa atividade nós trabalhamos as temáticas, a história do Brasil, cores, eles estão bem conscientizados sobre a valorização da nossa pátria que é Brasil”, lembra Francisca Teixeira, professora do CEI Marcelo Dino.

“Me sinto lisonjeada de representar a escola Hélio Queiroz e, a todos os participantes, muito obrigado por estarem colaborando. O tema que a gente abordou foi a liberdade, como a gente pode se sentir livre, leve e solta tocando na banda da escola”, expressou Gerlane da Silva, aluna.

“Eu achei muito bom. Eu participo há cinco anos, todo mundo está satisfeito”, disse Francisco Silva Santos, aluno especial da escola Belmiro de Paiva.

“Foi muito bom, eu nunca tinha desfilado antes aí fiquei muito ansiosa. Eu fui segurando a bandeira”, revelou Gabriela da Silva, estudante.

“A temática foi voltada para a independência e meio ambiente com relação a nossos valores, as nossas belezas naturais e o desenvolvimento do nosso povo. Nós desenvolvemos temas e subtemas em sala de aula e trabalhamos com os alunos. Os estudantes estavam desfilando sobre temas que eles trabalharam em sala. No 5º ano, algumas turmas ficaram com manifestações culturais, outras, belezas naturais. Foi muito positivo. Ideias como essas têm que continuar”, acredita Maria de Jesus, gestora da escola Belmiro de Paiva.

Moradores da Trizidela parabenizaram pela beleza e organização, pois pela primeira vez o Bairro tem a oportunidade ver de perto as crianças e jovens da própria comunidade participando do momento cívico, bem próximo das suas residências. Mais de 1.400 estudantes participaram do desfile.

“É a primeira vez que a Secretaria de Educação valoriza os bairros, e isso incentiva muito mais as famílias a participarem desse momento cívico. A proximidade com as nossas residências lembra dos valores cívicos que devem ser destacados na sociedade”, disse Dizinha, moradora da Trizidela

“Tudo lindo, muito organizado. Minha filha desfilou pela primeira vez. Para as crianças que nunca desfilaram é um momento único e a Secretaria de Educação está de parabéns por pensar nas crianças, porque elas iam apenas ver no 7 de setembro, mas agora elas estão participando”, destacou Laniere Silva, mãe de aluna.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia destacou a importância da descentralização do desfile 7 de setembro, dando a oportunidade de cada polo ou distrito celebrar as cores da bandeira nacional e valorizarem cada vez mais o país que é de todos.

“Descentralizar significa levar os desfiles à cidade inteira. Hoje iniciamos um momento cívico e patriota nos bairros. Hoje na Trizidela e bairros adjacentes, amanhã no Ipem. Convidamos toda a população para participar. Nós precisamos mostrar ao nosso país que nós amamos isso aqui. As crianças estão sendo acompanhadas pelos professores e os pais, e eles estão podendo acompanhar cada um dos seus filhos, isso é muito bonito!” ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,