Prefeitura Municipal de Caxias > Notícias > Prefeito Fábio Gentil é um dos 100 melhores do Brasil e o 2º melhor gestor do Estado do Maranhão segundo a União Brasileira de Divulgação

A União Brasileira de Divulgação classificou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, como o segundo melhor prefeito do Estado do Maranhão e entre os 100 melhores prefeitos do Brasil. Foram avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade, além do comprometimento com a sociedade e classificados na pesquisa nacional de utilidade pública nas áreas da educação e transparência pública nos primeiros 210 dias de gestão.

“Foi uma surpresa mais do que agradável e uma demonstração de que não somente o prefeito, mas a equipe que trabalha no município de Caxias, contabilizando todos os gestores, desde o funcionário, que é o vigia, o zelador, o secretário e a própria Prefeitura Municipal estão trabalhando no mesmo propósito fazendo com que a cidade se desenvolva, as novas obras, a feirinha que está acontecendo, os investimentos que o município está fazendo. Foi um investimento tão importante que a gente percebe que uma boa gestão é trabalhada em todos os âmbitos, qualificação profissional, além da segurança pública. Então, foi feita uma análise no geral, a prospecção. Para a gente é gratificante ter esse reconhecimento”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Com um governo transparente e próximo da população, a atual gestão do município de Caxias aos poucos está vencendo os desafios encontrados desde o início de 2017, como a suspensão recursos do Governo do Estado que eram destinados para Caxias, por motivos políticos, por exemplo.

“Eu já sabia que eu não teria o apoio do governo do Estado do Maranhão, então eu precisava fazer cortes de questões obsoletas para que a gente tivesse poder de investimento. O que não foi feito em 12 anos nós começamos fazer em 08 meses qualificando os profissionais, fazendo isonomia salarial, o mesmo salário para todas as pessoas dentro daquela categoria, dando uma atenção específica ao povo. Nós fizemos uma economia em seis meses em mais de R$ 20 milhões de reais, além da feirinha, de escolas, entrega da Praça Duque de Caxias, e temos muito mais projetos, muito mais valorosos para a cidade. Hoje Caxias tem um poder de investimento, nós estamos conseguindo abrir os olhos de muitos empresários dizendo que o município de Caxias é o que mais investe em obras públicas com recursos próprios”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A Prefeitura de Caxias tem investido em projetos, programas e ações que estão levando a “Princesa do Sertão” a ser destaque nacional pela eficiência e responsabilidade na condução das políticas públicas em sintonia com os anseios da população e responsabilidade fiscal, a ponto do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão ter reconhecido por duas vezes, só em 2017, a seriedade da gestão pública municipal como modelo de transparência.

“Caxias foi o primeiro município do país a pagar a primeira parcela do décimo terceiro, o que nos dá uma certa relevância em aspecto nacional, a gente passa a ter credibilidade. Todos são sabedores que dia 18, 19 ou 20 o dinheiro já está na conta, são pontos que dão credibilidade ao município. Essa credibilidade está sendo retornada em forma de reconhecimento”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Em apenas 08 meses de gestão com grandes obras que estão sendo tocadas no município, visando a valorização da cultura, da economia, do lazer, da saúde, educação e turismo, Caxias está se tornando a ‘a cidade que a gente quer’. Nos próximos dias, o município de Caxias também terá uma grande mobilização com o lançamento do edital do concurso público para diversas áreas, afirma o prefeito Fábio Gentil.

“Na semana passada estive com a comissão do concurso público, vamos publicar nos próximos dias o edital para poder contratar a empresa que vai realizar o concurso, a partir daí a publicação do edital. Cabe a empresa o prazo e a forma como vai ser feito o concurso. A minha parte nesses próximos dias será feita e estaremos abrindo muitas oportunidades para as pessoas que terminaram a faculdade, que têm a esperança de lutar por uma vaga. Nós iremos realizar de uma forma tranquila”, garantiu Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Na classificação dos municípios maranhenses, Caxias aparece em 2º lugar na qualidade dos serviços prestados pelo governo municipal aos munícipes, atrás de Bacabal e à frente de Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Barra do Corda, Amarante do Maranhão, Balsas, Barreirinhas, Alcântara, Peritoró, Timon, São Mateus do Maranhão e Altamira do Maranhão.

Avaliação feita pela União Brasileira de Divulgação

“Nós ficamos em segundo lugar no Maranhão, isso é gratificante porque nós percebemos que tudo que o grupo faz, faz com que o município se desenvolva. Nós precisamos trabalhar mais? Claro que sim! Mas esse reconhecimento dá um norte de que estamos no caminho correto. Em sete meses de governo e você ser qualificado como o segundo melhor do Maranhão é um ponto importante e devemos ir a Recife receber essa honra, porque foi feito um processo, sem que os prefeitos soubessem, e a avaliação foi técnica. Isso foi importante porque não houve um direcionamento, foi uma decisão de um grupo técnico onde foi avaliado todos os estados do Brasil, e nós fomos avaliados entre os 100 melhores do Brasil. Eu tenho certeza que nós conseguiremos bem mais com o amor que a gente tem pelo município, com a dedicação que a gente tem com essas obras, com esse grupo que está trabalhando com esse mesmo propósito. Temos condições de almejarmos algo maior e nós vamos conseguir”, acredita Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O prefeito de Caxias receberá no dia 15 de setembro, em Recife, a Medalha Brasil-Suíça Honra ao Mérito- Os melhores do Brasil por um Brasil Melhor como forma de honra pela posição, merecidamente, alcançada.