Prefeitura Municipal de Caxias > Educação > EDUCAÇÃO – Programação do 7 de setembro em Caxias começa às 07h com Hasteamento da Bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, durante coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (06), ao lado dos secretários Sargento Mesquita, de Segurança Pública Municipal e Arthur Quirino, de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e Augusto Neto, assessor de Comunicação da Prefeitura de Caxias, apresentou o roteiro de como está organizada a programação do desfile cívico de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

A programação começará às 7h da manhã desta quinta-feira com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Caxias em frente à Prefeitura Municipal. Haverá a execução do Hino Nacional e posterior revista do Prefeito Fábio Gentil com as instituições militares ao corredor da Independência.

A concentração será em frente à Igreja Nossa Senhora do Remédios (Catedral). O desfile segue pela Rua Primeiro de Agosto, passando em frente à Igreja da Matriz; segue pelo corredor da Independência que será a Travessa Desembargador Morato com encerramento na Praça do Panteon.

Ao todo serão 66 instituições, entre unidades municipais e estaduais de ensino, organizações não-governamentais, projetos sociais e instituições militares.

“Esse ano houve uma descentralização do desfile de 7 de setembro, e isso mostra um planejamento, uma integração entre as secretarias em sintonia com o nosso prefeito, sempre buscando algo que favoreça a nossa comunidade. Na atualidade nós vivemos uma crise ética e moral e nós temos essa preocupação de fazer esse resgate, fazer valer esses valores, ressaltando os temas trabalhados pelas escolas, fazendo com que eles desfilem de forma segura. Houve uma preocupação para não expor demais as crianças pensando nessa qualidade, fazendo com que as pessoas se sintam confortáveis assistindo os desfiles e possam contemplar o 7 de setembro da forma como tem que ser”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“A Secretaria de Segurança alinhada com todos os órgãos de segurança tem uma dupla participação. Nós vamos estar garantindo a segurança das pessoas durante todo o percurso e vamos está no fechamento desfilando. Estamos todos alinhados: Bombeiro Militar, Bombeiro Civil, Exército e a Guarda Municipal. Convidamos toda a população de Caxias para participar desse evento”, ressaltou Sargento Mesquita, secretário de Segurança de Caxias.

O desfile tem como tema: Cultura de Paz nas Escolas por um Mundo Melhor e o lema: A escola proclamando a Independência do Brasil. Em 2017 a SEMECT descentralizou as comemorações em alusão ao 7 de setembro, realizando desfiles em cada polo educacional, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

A secretária Ana Célia Damasceno convida a todos os caxienses para participarem das festividades em alusão à Independência do Brasil em Caxias.

“Além de uma organização e otimização do espaço, eu diria que conseguimos permitir que as famílias participassem, porque nos polos cada pessoa pôde assistir. Acredito que todos ganharam com essa descentralização. O nosso intuito em trabalhar a cultura de paz nas escolas foi para que pudéssemos gerar uma conscientização para melhorarmos a vida na escola e na família. As crianças precisam desse aprendizado para que lá na vida deles, em suas casas, eles possam viver esse sentimento. Convidamos toda a população de Caxias para estar presente conosco a partir das 7h da manhã, com a execução do Hino Nacional, o hasteamento da bandeira, a participação na revista ao corredor da Independência feita pelo prefeito, Polícia Militar e os Bombeiros. Convidamos a todos os caxienses para assistir! Venham todos, muito obrigado”, convidou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira a reportagem:

 

PROGRAMAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO DE 2017

TEMA: CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS POR UM MUNDO MELHOR

LEMA: A ESCOLA PROCLAMANDO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

07h

Hasteamento da Bandeira

Execução do Hino Nacional – Banda Lira Municipal

Discurso de Abertura

07h30

Revista Oficial corredor da Independência

Prefeito Fábio Gentil

ORDEM DO DESFILE

  1. COLÉGIO SÃO JOSÉ
  2. AÇÃO SOCIAL
  3. AMA
  4. ASC
  5. ADEVIRC
  6. APAE
  7. ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES DO 1º AO 5º ANO
  8. UEM FILOMENA TEIXEIRA
  9. UEM ACRISIO CRUZ
  10. UEM LOURDES FEITOSA
  11. UEM DR. JOÃO VIANA
  12. UEM FRANCISCO DIAS BRANDÃO
  13. INSTITUTO EDUCACIONAL MACIEL
  14. ESCOLINHA SÃO LUIS
  15. ESCOLA CASTRO ALVES
  16. ESCOLA BATISTA ARAÚJO
  17. ESCOLA ADVENTISTA
  18. UEM COSTA SOBRINHO
  19. UEM LEÔNCIO ALVES DE ARAUJO
  20. UIM MAGNÓLIA HERMÍNIA
  21. UEM MARCELO TADEU
  22. UIM HÉLIO QUEIROZ
  23. ESCOLAS MUNICIPAIS DO 6º AO 9º ANO
  24. COLÉGIO MUNICIPAL ANTÔNIO RODRIGUES BAYMA
  25. UIM ANTENOR GOMES VIANA JÚNIOR
  26. UIM ANTÔNIO EDSON
  27. UIM COELHO NETO
  28. UIM DÉBORAH PEREIRA
  29. UIM EDSON LOBÃO
  30. UIM GUIOMAR ASSUNÇÃO
  31. UIM JACIRA VILANOVA
  32. UIM JOSÉ CASTRO
  33. UIM JOAQUIM FRANCISCO
  34. UIM MARLY SARNEY
  35. UIM PAULO FREIRE
  36. UIM PROF. ARLINDO FERNANDES ARAÚJO
  37. UIM PROF. MARINALVA SOARES
  38. UIM SANTA CATARINA DE LABOURÉ
  39. ESCOLAS DA ZONA RURAL
  40. UEM JERÔNIMO CASTRO (POV. ALTOS)
  41. UIM LUIS FALCÃO (POV. ESTIVA)
  42. UIM MARIA MARQUES COURA (POV. BAÚ)
  43. UIM SINHÁ CASTELO (POV. ENGENHO D’AGUA)
  44. UIM PROF. INÊS EVANGELISTA (POV. BARRO VERMELHO)
  45. UEM ZEFERINO BORGES (POV. SUSSUARANA)
  46. ESCOLAS ESTADUAIS
  47. UNIDADE INTEGRADA IZAURA COSTA
  48. CE ALUÍSIO AZEVEDO
  49. CE ANTÔNIO GONÇALVES DIAS
  50. CE CÔNEGO ADERSON
  51. CE CÉSAR MARQUES
  52. CE CRISTÓVÃO COLOMBO
  53. CE EUGÊNIO BARROS
  54. CE INÁCIO PASSARINHO
  55. CE ODOLFO MEDEIROS
  56. CE SANTOS DUMONT
  57. CE THALES RIBEIRO
  58. INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
  59. DESBRAVADORES
  60. UAB (UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL)
  61. IFMA (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO)
  62. SEMECT E DEMAIS SECRETARIAS
  63. INSTITUIÇÕES MILITARES
  64. GUARDA MUNICIPAL
  65. TIRO DE GUERRA
  66. COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
  67. PROERD
  68. PELOTÃO MIRIM MILITAR
  69. POLÍCIA MILITAR
  70. SAMU
  71. BOMBEIROS CIVIL FÊNIX
  72. CORPO DE BOMBEIROS