O desfile cívico chegou ao Bairro Cohab, na cidade de Caxias. Aconteceu na última terça-feira (04), em alusão à semana da Independência comemorada em Caxias. A comunidade escolar do polo V desfilou o orgulho de ser brasileiro, maranhense e caxiense.

Ao todo 09 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da celebração antecipada em alusão ao dia 7 de setembro, em um total de 1.202 estudantes. Em cada pelotão, as escolas traziam a diversidade das temáticas. Amor, paz, respeito, valorização da pessoa com deficiência, da diversidade cultural brasileira e o amor pelo país.

O importante é que precisamos priorizar a educação infantil. Há 15 anos que trabalho na educação infantil e é a primeira vez que estamos sendo prestigiados pela Secretaria de Educação. A gente faz o desfile por polos, mas nós nunca tínhamos tido a Secretaria de Educação prestigiando nos bairros como temos agora”, disse Maurilene Machado, gestora da escola Vereador Catulé.

“Nós consideramos o 7 de setembro toda a semana da pátria. A paz começa também na escola, então nós estamos celebrando a paz e relembrando que a pátria será sempre amada por nós brasileiros”, afirmou Antônio Leal, gestor da escola João Lobo.

“É importante estarmos ao lado dos filhos. Eu sempre participei ao lado meu filho. Temos que valorizar o nosso país”, ressaltou Nairam Oliveira, mãe de aluno.

“É mostrar a comunidade do bairro de que nós precisamos de paz não apenas na escola, mas em todo o território nacional. O que a gente ver são desavenças e a gente precisa gritar ao mundo por essa paz. É de grande importância trabalhar em parceria com a comunidade e, nesta dada, quando nós trazemos a escola para dentro da comunidade se torna bem mais fácil esse envolvimento e essa parceria, foi bom demais”, Maria do Carmo, gestora da escola Francileide Leal.

Em 2017 as escolas trazem como temática: Cultura de paz nas escolas por um mundo melhor – semeando a paz nas escolas. Estiveram representantes, alunos, professores e coordenadores pedagógicos das escolas: Francileide Leal Moreira e o anexo da mesma coisa; Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Assunção; Centro de Educação Infantil Vereador Catulé; Unidade Integrada Municipal Raimundo Nunes; Rui Frazão; Unidade Escola Municipal João Logo; Colégio Batista Araújo; Escolinha Turma da Mônica e, fechando o desfile, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Na última quarta-feira, dia 05, quem também participou dos desfiles cívicos foram os alunos do polo IV no Bairro Volta Redonda. A Av. Volta Redonda ficou colorida com as cores de 11 unidades de ensino do município, simbolizando a diversidade das manifestações culturais. Ao todo aproximadamente 1065 estudantes participaram das celebrações em alusão à Independência do Brasil.

Passaram pelo corredor cívico os Centros de Educação Infantil: Vila Paraíso; Lucrécia Carneiro; Maria das Neves e Volta Redonda; Creche Vila Lobão; Escola Tia Joana; Unidade escola Municipal São José; As unidades escolar municipal – Antônio Edson, Deborah Pereira e Márcia Marinho e Escola Marilene Medeiros. Além disso, o Clube Guilhemina Smith com os desbravadores também se apresentou. O destaque foi a cultura de paz nas escolas, a inclusão social, a celebração dos valores nacionais, o amor e a preservação do meio do ambiente.

“Eu sempre gostei do 7 de setembro, estou vindo acompanhar a escola do meu filho, agora estamos passando para outra geração. É importante porque você vai valorizar o que os antepassados fizeram para a gente”, lembrou Ricardo Lopes, pai de aluno.

“É a primeira vez que meu filho participa, é muito emocionante ver ele desfilando pela primeira vez, ele está feliz. É importante porque ele está participando, representando a escola Marilene do Cangalheiro e as professoras organizaram tudo muito bem, está ótimo”, destacou Raquel Ferreira, mãe de aluno.

“É um privilégio muito grande, porque essas crianças precisam de muito amor e carinho. Precisamos remover barreiras para fazer a educação inclusiva, mas nós estamos conseguindo graças a Deus. Nós temos que trabalhar com essas crianças para justamente vencer as barreiras que existem com a educação inclusiva” ressaltou Ruth Eliane, coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva da Tia Joana.

“A gente trabalha com crianças de 10 a 15 anos nas áreas física, mental e espiritual, tirando as crianças do mundo das drogas, ajudando eles a se relacionarem bem em sociedade” afirmou Delzely de Oliveira, gestora do clube Guilhermina Smith.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude juntamente com o prefeito Fábio Gentil, destacaram a importância de amarmos cada vez mais o Brasil.

“É importante estimular em nossos alunos e nossos jovens o amor pela sua bandeira, pela pátria. Quando a gente observa os pais acompanhando as crianças é um símbolo de que o nosso município está no caminho certo, no sentido de que não só nossos professores estão preocupados com a educação, mas também os alunos recebendo esses conhecimentos. Essas crianças elas irão levar para as suas comunidades essa experiência”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Este tema é um tema muito enriquecedor, que está envolvendo as crianças da educação fundamental ao EJA. A ideia é tratarmos o país como algo nosso, sendo patriota, sendo honesto onde nós estamos vivendo uma crise civilizatória e financeira, requer que cada um de nós possamos repensar nossa forma de agir perante as situações. Precisamos cultivar valores como o respeito e a honestidade, a vontade de ajudar os outros, nós desejamos que isso ecoe no Brasil inteiro. Nós estamos conscientizando as nossas crianças”, afirmou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“É um exemplo de civilidade. Quando você vem para cá e dá uma demonstração de que respeita o país, que a gente respeita a cidade. Esse desfile tem como propósito tornar público que a gente quer ter um país cada vez mais independente. A Prefeitura Municipal de Caxias tem tentado propiciar isso, mostrando ao povo que queremos construir a cidade que a gente quer. A educação é base primordial, somos o que somos graças a educação, a educação tem condições de propiciar o que há de melhor para a nossa sociedade. Nós estamos recuperando o poder de investimento da educação. Este ano, pela primeira vez na história de Caxias, nós pudemos propiciar o livro didático infantil; foram mais de R$ 1,5 milhões de reais investidos em livros da escola particular para a escola pública. Eu tenho certeza que o nosso objetivo é oferecer as melhores condições a essas crianças que precisam e que serão o futuro de nossa cidade e de nosso país” destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

 

Palavras chaves: , , , , ,