Na tarde do último sábado (16), foi aplicada em Caxias e em outros cinco municípios da região leste do Maranhão a 2ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a primeira fase ocorreu no último dia 06 de julho.

Ao todo, envolvendo os municípios de Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, Aldeias Altas, Afonso Cunha e São João do Sóter, participaram 2.094 alunos das redes estadual e municipal, além das instituições particulares. A aplicação das provas foi coordenada na região dos cocais pela Unidade Regional de Educação (URE).

“Na verdade o objetivo principal é descobrir talentos, pessoas que tenham afinidade com cálculos, ou no interior, ou na capital, no seu local de estudo. O Governo Federal oportuniza que este aluno seja premiado e que ele continue seus estudos direcionados ao cálculo. Nós temos exemplos de pessoas que já receberam premiação na OBMEP e no ENEM na sequência e, em seguida, indo para fora do país. É um incentivo para que o aluno possa continuar estudando matemática, de fazer com que seu conhecimento tenha finalidade. Esta segunda fase são alunos oriundos dos 5% que foram classificados após a primeira fase”, destacou Doriedson Pereira, supervisor (URE).

Do universo dos 2.094 estudantes, que fazem parte dos 5% classificados para esta 2ª fase, a aproximadamente 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Caxias participaram da avaliação que visa à descoberta de talentos da matemática. A prova iniciou por volta das 14h e teve duração de três horas.

“É uma disputa saudável. É bom a gente ver aproximadamente 700 alunos do município participando e fazendo a melhor prova, porque no final eles estão concorrendo a medalhas, a kits escolares e menções honrosas. Se a gente está tendo agora um número tão bom de alunos participando de 15 escolas da zona rural, quase 200 alunos, esses alunos estão mais preparados, mais comprometidos. Gestores escolares que vieram deixar os alunos aqui, pais que vieram deixar seus filhos aqui, o que significa que todos estão mais comprometidos com a educação”, ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A competição saudável entre escolas mobiliza estudantes de todo o país e pode resultar em ganhos não apenas para os estudantes, mas também para as escolas e para os municípios. Os alunos premiados são agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de receberem menções honrosas. Já as escolas recebem kits escolares.

“Eles sendo premiados, todos ganham. Acredito que um desafio como esse, ele é positivo como um todo, todos ganham porque o nosso aluno, o nosso caxiense, ele merece ser descoberto, descoberto seus talentos, e um talento como o da matemática é muito bom”, afirmou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O resultado será divulgado apenas 2018. A lista oficial será divulgada ainda no mês de janeiro, mas a premiação só será entregue para os mais bem colocados no mês de agosto. Outras informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br ou (21) 2529 – 5080.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,