O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa da Assistência Social do Governo Federal e tem como finalidade garantir um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência física, metal, intelectual ou sensorial que não possuem meios de se sustentar.

Cintia Maria Lucena, coordenadora do BPC em Caxias.

Quem já é cadastrado deve atualizar o benefício, responsabilidade que agora cabe ao Município.

“O Governo Federal está exigindo que todos os municípios brasileiros, que a Prefeitura junto com a Assistência Social, que é a responsável pelo Cadastro Único no município, insiram os beneficiários no Cadastro Único, sejam eles idosos ou deficientes. Se essas pessoas não vierem atualizar ou fazer um novo cadastro, isso implicará na suspensão do benefício”, ressaltou Cintia Maria Lucena, coordenadora do BPC em Caxias.

O município de Caxias possui 2.497 idosos beneficiários ativos, 466 já foram incluídos, mas 2.031 ainda precisam se cadastrar ou atualizar os dados. Já os cadastrados de pessoas com alguma deficiência somam 3.262, destes 1.456 já estão incluídos e 1.806 ainda estão pendentes.

O prazo para atualização vai até o dia 31 de dezembro de 2017, e quem não procurar o órgão responsável pelo cadastro perderá o benefício. É uma determinação do Governo Federal que a partir de agora os beneficiários estejam registrados no Cadastro Único.

A inscrição no Cadastro Único pode ser feita por algum membro da família com idade acima de 16 anos e, que more com o idoso. Cabe reforçar que, no ato de inscrição, toda a família do idoso deve ter os dados informados para efetivação do cadastramento.

Segue abaixo os documentos necessários:

Idoso

• Qualquer documento de validade nacional;
  • Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • CPF;
  • Título de eleitor.

Caso more com familiares, levar seguintes documentos de cada familiar:

• Responsável Familiar – RF;
  • CPF e Carteira de Identidade;
  • Comprovante de endereço atualizado.

Crianças e adolescentes:

• Certidão de Nascimento ou Identidade;
  • CPF.

Demais membros adultos:

Qualquer documento de validade nacional:

• Carteira de Identidade;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Título de Eleitor;
  • CPF e Carteira de Trabalho;

Para mais informações os interessados devem procurar a agência do BPC que está localizada na rua 1º de agosto, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ou no Centro de Cultura, na sede do Bolsa Família.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,