A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (MA), Ana Célia Damasceno, recebeu a “Medalha Alferes Tiradentes” no encontro promovido pelo Instituto Tiradentes em Belém, no Estado do Pará.

Com o tema “A política levada a sério”, o 117º Seminário Brasileiro de Prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais ocorreu no Belém Soft Hotel, nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

A secretária destacou que os temas tratados durante o encontro foram diversificados abrangendo todos os âmbitos da administração pública, mas lhe chamou atenção por dialogar com o foco da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia as discussões sobre o Plano Municipal de Educação.

“O primeiro foi o Plano Municipal de Educação (PME), que foi apresentado pela própria secretária de Educação do Pará e também a Guarda Municipal que é tão necessária em todos os municípios. Outros temas foram trabalhados, enfim, todos os temas que dizem respeito à gestão pública”, ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias.

A secretária expressou a felicidade que foi representar a cidade de Caxias em um evento que premia ações exitosas no campo da administração pública, principalmente quando as ações têm como princípios a transparência, a seriedade e probidade administrativa na gestão do país. A Medalha Tiradentes é uma honraria especial concedida aos cidadãos que prestam serviços de extrema relevância à sociedade.

“Para mim foi emocionante, porque receber uma medalha e com o tema de Alferes Tiradentes foi muito importante visto que eu me preocupo com essa história, a história de um homem que fez a diferença no seu tempo e até hoje é reconhecido internacionalmente. Recebemos uma medalha pela forma de gerir o Município, a Secretaria de Educação. Como o próprio presidente Luís Castro disse, essa medalha não foi auferida por políticos ou por pessoas que são nossos amigos, mas por uma população. De cada município eles ligam para mais de mil telefones no município escolhido e aquela pessoa que atende eles perguntam qual o secretário mais atuante da sua cidade. Graças a Deus e ao trabalho desenvolvido, a todo um grupo de pessoas que trabalham comigo fui congratulada com essa pesquisa que foi positiva, tanto é que recebi a medalha. Foi muito emocionante mesmo” expressa Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Dentre os objetivos do seminário está a formação continuada com os gestores públicos, além de condecorar os gestores que melhor atingiram a suas metas nesses primeiros seis meses de governo. Apenas cinco secretários municipais de educação do Maranhão estiveram presentes.

O prefeito Fábio Gentil parabenizou a secretária Ana Célia Damasceno e toda a sua equipe pela homenagem na última sexta-feira (06), durante a missa em ação de graças, que marcou a abertura do Mês do Professor, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

“Há pouco mais de 20 dias recebemos uma medalha como o segundo melhor prefeito do Estado do Maranhão, e agora a secretária recebe uma medalha como uma das melhores secretárias do Estado pela dedicação e o respeito que tem para com os professores, aos alunos e a educação de uma forma geral. Tenho certeza que gradativamente, com o aprendizado que ela tem tido ao longo de sua caminhada, irá melhorar cada vez mais a nossa educação e, com certeza, Caxias será espelho para o Estado e para o país. Eu sou convicto da nossa atuação e que a nossa equipe foi pensada para fazer o melhor para nosso povo. E eu tenho certeza que o nosso trabalho será voltado para a cidade, e que amanhã nós vamos ter a cidade que a gente quer”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Informações sobre o Instituto Tiradentes

O Instituto Tiradentes foi criado na cidade de Viçosa, Minas Gerais, em 2003, através de um grupo de vereadores da Zona da Mata do Estado, que em busca de conhecimento organizou em maio daquele ano o primeiro seminário. Conforme informações colhidas no site do Instituto Tiradentes, atualmente o Instituto realiza eventos de capacitação por todo Brasil com o objetivo de qualificar gestores públicos, estimulando o debate entre empresários, políticos e intelectuais de temas pertinentes à administração pública.

As temáticas debatidas são escolhidas diante da necessidade de se proporem novas agendas de obras políticas afinadas com a realidade brasileira. A fim de exercer sua responsabilidade social para com a sociedade, os vereadores mais atuantes de cada cidade são agraciados com medalhas honrosas durante os seminários. O Instituto tem o compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias e acredita na democracia como processo de deliberação dos assuntos públicos. Reconhece, sobretudo, com as homenagens o esforço de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais em buscar conhecimentos para trabalharem em prol da sociedade. Outras informações: http://www.institutotiradentes.com.br.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,