A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, transformou a Praça da Juventude em Praça Élyda Gisele Fernanda Lustosa Santos, no Bairro COHAB, em homenagem à jovem que foi atropelada e morta aos 16 anos. Élyda estava sentada no meio fio da praça, que hoje leva seu nome, após uma reunião com o grupo da Pastoral da Juventude, da qual fazia parte, quando foi colhida por um veículo e morreu no local, há exatos 19 anos.

O prefeito Fábio Gentil e a primeira-dama Letícia Mabel, o vice-prefeito Paulinho, secretários municipais, coordenadores, assessores, familiares, parentes e amigos da jovem estiveram presentes. O pai de Élyda, o radialista Nonato Santos, agradeceu o gesto de solidariedade.

“O que representa isso aqui é o nome da minha filha que vai ficar gravado, o trabalho que ela fazia na Pastoral da Juventude, com os jovens da COHAB, Nova Caxias, dos bairros aqui vizinhos. Ela fazia esse trabalho e, de repente, teve a sua vida ceifada por um irresponsável. Mas o importante é a homenagem e o nome dela que será lembrado para sempre, ficou eternizado”, destacou Nonato Santos, pai de Élyda Gisele.

A homenagem foi possível graças a mobilização da comunidade que motivou a aprovação de um projeto de Lei na Câmara Municipal de Caxias de autoria do Vereador Sargento Moisés, que foi sancionado pelo prefeito Fábio Gentil.

“Quando nós soubemos que a praça receberia o nome de outra pessoa nós não achamos justo, e essa praça precisa ter um marco de juventude. A Élyda foi marco para a nossa paróquia, a juventude paroquial, e nesse sentido nós buscamos as pessoas que pudessem está fazendo esse diálogo com o poder público e fomos atendidos”, disse Ilmara Compasso, amiga de Élyda.

“O projeto de lei começou aqui com a comunidade, a juventude paroquiana que iniciou esse processo. Élyda foi uma pessoa que conviveu por muito tempo aqui nessa comunidade, e aqui ela faleceu, infelizmente, mas deixou um exemplo a ser seguido e por isso a nossa homenagem. Ela era tão querida que a comunidade se mobilizou em torno desse projeto, nos solicitou e nós abraçamos essa causa junto com o prefeito Fábio Gentil”, disse Sargento Moisés, vereador.

“A Élyda Gisele era uma pessoa muito bem vista aqui na comunidade. Os pais também lutaram para que o nome dela permanecesse numa representação como essa. Ficamos felizes em participar dessa história neste momento de entrega desta placa para comunidade”, lembra Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Esse é o momento de homenagear uma jovem que tinha um trabalho social excelente, trabalhava na Pastoral da Juventude, ajudava a orientar os jovens no sentido do caminho correto. Infelizmente, hoje ela não se encontra presente com a gente, então a comunidade hoje homenageia essa jovem, esse modelo que nós temos para a sociedade com o nome dela na Praça da Juventude”, ressaltou Paulinho, vice-prefeito.

O prefeito Fábio Gentil em seu discurso se solidarizou com a família, parabenizou a todos pela luta em prol da homenagem e determinou ao secretário de Infraestrutura o estudo para ampliação da praça.

“Tão logo entregamos a placa em homenagem a Élyda Gisele. O prefeito já deu de presente ao povo da Cohab a ampliação da praça que tem uma área reservada, e nós vamos fazer”, confirmou Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

“Este momento é um momento de reconhecimento para com os seus pais e com ela mesma, dando uma demonstração de respeito aos jovens do nosso município. Eu tenho certeza que esse é só um caminho de demonstração de respeito, e muitos ainda virão. Era uma pessoa dedicada, de família, de respeito, que tinha como fonte de vida o espelho de seus pais. Uma jovem que através do grupo o qual fazia parte podia pregar a palavra de Jesus, dando uma demonstração que o jovem tem muitos caminhos a seguir, e o caminho correto é esse do respeito e da dedicação. Ela vai está sempre presente em nossa memória. Inclusive, além de entregar a placa, o Município irá intervir fazendo o complemento para que possamos contribuir e ampliar essa praça, para que as pessoas possam praticar suas atividades esportivas e também para se divertirem”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

Logradouro público com o nome da jovem Élyda Gisele Fernanda Lustosa Santos

O Padre Jan, da Igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças, foi quem realizou a benção da placa com o nome de Élyda Gisele, que foi entregue em seguida. A homenagem foi finalizada com todas as pessoas rezando um Pai Nosso.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,