A Feirinha da Gente no Centro de Caxias ficou colorida para receber as crianças no último domingo (15). Os produtos do artesanato, agricultura familiar e culinária estavam à disposição dos visitantes, mas a atenção voltou-se às atrações montadas nas ruas que contornam a praça, que foram interditadas para instalação de brinquedos que animaram a criançada.

Enquanto uma parte brincava na parte externa, outras dezenas de crianças estavam aproveitando os brinquedos do parquinho dentro da Praça Vespasiano Ramos.

“O pula pula é o primeiro brinquedo estou achando legal”, disse Rodrigo, criança.

“Estou achando muito legal, estou gostando. Nós viemos hoje para a Feirinha porque tinha essas coisas hoje, os brinquedos, as pessoas cantando, aí a mãe me trouxe”, disse Luna Valentina, criança.

“Fizemos o isolamento das vias em torno da praça, temos aqui crianças de alguns bairros que mandamos buscar, temos pastel, algodão doce, picolé, pipoca para a gurizada. Nosso objetivo é proporcionar momentos legais e a interação entre o pessoal dos bairros com os do Centro da Cidade, até porque a Feirinha é de todos”, explicou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Hoje estamos fazendo aqui o Dia das Crianças. Tá cheio de menino correndo, brincando e pulando em tudo que é canto aqui. Mais uma iniciativa da Prefeitura de Caxias para as famílias de Caxias. O prefeito Fábio Gentil tem focado no lazer das famílias de Caxias. A criançada tem um lugar seguro para brincar. Tem várias atrações, brinquedos, tá uma grande festa”, ressaltou Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Os pais e as mães fizeram questão de levarem seus filhos para curtir mais de trinta atrações preparadas, dentre os brinquedos para a recreação e personagens.

“Estou achando muito legal, nós somos da Vila Lobão e eu trouxe a Laura. Estamos aproveitando, já brincou na piscina de bolinha, no pula pula”, ressaltou Larissa Nunes, mãe.

“Vim trazer minha princesa para passear. Essa é a minha primeira vez na Feirinha, estou achando maravilhoso. É muito bom esse momento porque as crianças vêm se divertirem e têm uma manhã de lazer”, disse Cláudia Pires, mãe.

“Estou gostando, uma festa alusiva às crianças, passando com o filho no final de semana. A Feirinha animou mais a cidade, não tinha diversão aos domingos”, disse Benedito Aquino, pai.

O palco principal recebeu atrações dos projetos escolares e também uma palestra alertando as mulheres sobre prevenção ao Câncer de Mama, que foi ministrada pelo mastologista José Carlos Gomes, de Teresina.

José Carlos Gomes, mastologista

“A gente pode fazer o diagnóstico precoce e pode tratar e curar. Então, a paciente que tem Câncer de Mama, foi dado diagnóstico de tumor pequeno, ela vai ficar curada, vai fazer uma cirurgia conservadora, não terá necessidade de retirar a mama, e vai curar. Agora para isso nós precisamos do apoio das próprias mulheres para fazerem mamografia a partir dos 40 anos de idade e também da saúde pública para oferecer mamografia, que por sinal é lei, toda mulher a partir dos 40 anos tem direito à mamografia”, explicou José Carlos Gome, mastologista, que veio de Teresina.

O prefeito Fábio Gentil e a primeira-dama Letícia Mabel prestigiaram ao lado dos secretários municipais e suas equipes as famílias que foram à Feirinha da Gente. Além de cumprimentarem as crianças, eles também dedicaram uma palavra especial aos profissionais da educação, pois dia 15 de outubro foi comemorado o Dia do Professor.

“Antes de qualquer coisa eu quero parabenizar a todos os professores de Caxias, do nosso Estado do Maranhão, do nosso país. O professor transforma sonhos em realidade. Em nome do nosso Senhor Jesus, uma bênção especial para cada professor e professora. Nós queremos homenageá-los, não apenas pelo dia 15. Todos aqueles que se comprometem com o ensino, a pesquisa e a extensão merecem esses parabéns. O governo Fábio Gentil homenageia”, parabenizou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui trazendo alegria para todas as crianças. Quero parabenizar todas as crianças, que sejam crianças com saúde, que possam brincar, brincar e brincar. Quero parabenizar também aos professores, esses mestres que nos deram a sabedoria e que hoje dão sabedoria para nossos filhos”, lembrou Letícia Mabel, primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Prefeito Fábio Gentil ao lado de Tiririca Cover

“A Feirinha para mim tem vários aspectos, um é o econômico, onde todos vêm para cá vender seus produtos e terem uma economia extra. Hoje estamos propiciando esse Dia das Crianças, comemorado hoje aqui. Quero parabenizar todas as crianças. Nosso governo também é respeito aos professores, que também são pais dos nossos filhos, com dedicação, carinho, respeito e muito amor. Então nós temos que valorizar. Eu tenho certeza que gradativamente a gente vai construindo a cidade que a gente quer”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias

Mas a criançada foi ao delírio quando a Banda Circo Elétrico subiu ao palco com seus personagens: Liga da Justiça; Patati Patatá; Peppa Pig, George, e a grande atração, Tiririca Cover.

“Ôoo menino lindo! É um prazer fantárdigo estar aqui pela primeira vez nesta cidade linda, chamado pelo prefeito, ôoo menino lindo, ôoo cabeludinho lindo! Prazer imenso, muito gostoso, muita diversão, muita estrutura, muitos papais, muitas mamães, todo mundo está gostando, tá fantárdigo. Eu estou muito feliz de está aqui junto com vocês”, disse Wandeilson, Tiririca Cover, artista.

Além das prestações musicais, foram realizadas diversas brincadeiras com as crianças. Até mesmo o prefeito Fábio Gentil foi convidado a voltar ao tempo de criança.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: