A 2ª edição da Caravana Rosa esteve no Povoado Baú, 1º Distrito de Caxias, no último sábado (14). A atividade está dentro do projeto “a cidade quer a gente quer”, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e aconteceu nas dependências da Escola Maria Marques Coura mobilizando todas as secretarias municipais que levaram seus serviços para atenderem a comunidade. As mulheres aproveitaram os serviços de estética, maquiagem e cabelo da Blitz da Beleza.

“Estamos oferecendo serviços de estética, corte, escova, alisamento, diversos serviços e tratamentos para embelezar mais a vida das mulheres da comunidade, e dos homens também que quiserem participar”, ressalta Sergio Sampaio, coordenador da Fábrica do Empreendedor.

“Eu fiquei sabendo pela minha menina que estuda aqui, aí eu vim, estou amando. Estou começando pelo cabelo, se der tempo vou pra maquiagem”, diz Leisiane Sousa, mãe de aluna do Povoado Boa Vista.

Em outras salas outros serviços foram organizados e ofertados, como a atualização do Programa Bolsa Família, orientações sobre a atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), brincadeiras, danças e cineminha para a criançada, além da assistência à saúde na Unidade Básica de Saúde do Povoado.

“Estamos aqui para que as pessoas possam fazer a atualização cadastral que é feita todo ano. As crianças devem frequentar a escola para que o benefício seja mantido”, disse Ana Paula, Assistente Social, se referindo à atualização do cadastro do Programa Bolsa Família.

“Trouxemos o Programa Mulheres em Movimento, só que hoje não está voltado somente para as mulheres, mas para a sociedade como um todo. Aqui as crianças estão dançando. Também temos o CRAM Itinerante, orientando não só a mulher vítima de violência, mas a informação para toda a comunidade sobre como funciona os serviços da Secretaria da Mulher”, destaca Antônia Fernandes, psicóloga da Secretaria da Mulher.

“Nós fazemos a coordenação de toda a Caravana. Contamos com serviços de todas as secretarias que aderiram essa ideia do prefeito Fábio Gentil. Nós trouxemos serviços do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A gente continua informando as pessoas, principalmente os idosos têm que fazer a atualização cadastral até 31 de dezembro, mas não espere chegar ao mês de dezembro, procure logo pra evitar fila. Temos também o Bolsa Família ou renovação, além disso, temos aqui psicólogos, assistentes sociais e nutricionista”, explica Professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É nosso segundo sábado da Caravana Rosa, vai acontecer durante todo o mês de outubro. Estamos trazendo os serviços do Município para essa comunidade. São comunidades que são carentes, que não têm a proximidade com a sede do Município. Estamos em parceria com todas as secretarias, estamos trazendo a saúde, a assistência. É uma forma de aproximação com essa comunidade que tanto necessita dos nossos serviços e do nosso amor”, explicou Letícia Mabel, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, secretários municipais, líderes comunitários, vereadores, coordenadores e assessores prestigiaram a mobilização social pela saúde da mulher. O prefeito reuniu-se com os professores e discutiu melhorias para a unidade de ensino, como a construção de um refeitório para a unidade e garantiu que o município vai continuar desenvolvendo ações que beneficiem a vida dos caxienses.

“Esse momento da caravana é muito importante. Nós nos sentimos muito felizes em receber essa campanha, é uma luta importante para todas as mulheres, é nossa luta contra o Câncer de Mama”, disse Fernanda Nascimento, diretora da Escola Maria Marques Coura.

“É muito importante, é a primeira vez que o governo municipal participa com várias ações nesta comunidade. Então, isso mostra o compromisso do governo Fábio Gentil, não só com o Baú, mas com toda a cidade de Caxias. Essas ações na zona rural de Caxias é uma demonstração de respeito, de carinho com toda a comunidade”, ressaltou Ricardo Rodrigues, secretário de articulação política.

“É um sinal de respeito a todos que respeitam esse governo, este povo que têm a esperança de ter um bom atendimento. Colocando essa Caravana pra cá, a gente aproxima cada vez mais a Prefeitura das pessoas. Conversando a gente chega ao entendimento das reais necessidades de cada povoado, para que possamos fazer um apanhado geral e cada vez mais plantarmos as boas sementes para depois colhermos bons frutos. A Assistência Social cumpre o compromisso quando tomou posse a nova secretária Letícia Mabel. Eu tenho certeza que quem ganha é o Município. Nós vamos levar a Caravana a todos os povoados polo, na certeza e convicção que estamos fazendo o melhor. Quero aproveitar para parabenizar a todos os professores; a melhor mensagem do mundo a todos, de carinho e de respeito. Agradecemos aqui de coração, na certeza que nosso trabalho continua, e que no final do nosso mandato Caxias será a cidade que a gente quer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Da Caravana Rosa, Fábio Gentil pegou a estrada e seguiu ao Povoado Monte Valeriano, acompanhado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia e sua equipe, onde entregou a Unidade Escolar Municipal Santa Terezinha completamente reformada.

Unidade Escolar Municipal Santa Terezinha

A escola atende 50 alunos do 1º ao 5º ano na faixa etária de 04 a 11 anos. Desde 2008 o local não passava por reforma. O prefeito conversou com a comunidade e logo depois pediu que os próprios alunos descerrassem a placa de inauguração, entregando oficialmente a unidade reformada.

“Ficou muito boa esta reformada, a reforma foi boa e foi ligeira”, disse seu Sebastião Pereira, morador do Monte Valeriano.

“Precisava dessa reforma, as paredes estavam manchadas, os banheiros estavam estragados, o piso estava estragado, as torneiras quebradas, o sanitário não funcionava. Foi necessária essa reforma”, destacou Maura Silva, moradora do Monte Valeriano.

“Realmente a escola precisava dessa reforma, estava insuportável, tinha muita goteira, os pardais fizeram ninhos, o telo não tinha uma parte, só tinha um pedaço. Graças a Deus veio essa reforma. Agradeço ao prefeito e esperamos que ele volte mais vezes”, disse Maria Sônia, moradora do Monte Valeriano.

“É com grande alegria que a gente recebe essa Escola, porque ela representa a continuidade do trabalho de Fábio Gentil na comunidade. Em pouco tempo que ele é prefeito, ele já está atuando. Para nós é uma grande honra porque nos ajuda no processo de ensino e aprendizagem, dando mais conforto aos alunos”, disse Ana Lícia, professora responsável pela Escola.

“Essa Escola estava precisando muito ser reformada. Muitas escolas da zona rural estão há 12 anos sem serem reformadas. Essas crianças estão tendo, através do prefeito Fábio Gentil, dignidade, cidadania e respeito. É isso que nós queremos mostrar a todos os caxienses, que é possível termos escolas de qualidade, com estrutura boa, ensino de qualidade, nós vamos nos dedicar cada vez mais. Só temos que agradecer ao prefeito, que está de fato priorizando a educação em Caxias”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Nossa meta é chegar a 80 escolas agora no final do ano, inclusive escolas que nem banheiro tinham e nós estamos construindo, transformando numa escola digna para que os alunos possam ter uma educação de qualidade. O nosso objetivo é propiciar ao povo de nossa terra tudo que nós temos de melhor. Eu acredito que a educação é a base de tudo em nossa vida. Que essas crianças possam ter educação de qualidade, com merenda de qualidade. Iremos continuar porque assim a gente constrói a cidade que a gente quer”, reforçou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O prefeito Fábio Gentil visitou ainda acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jefferson, um trecho de estrada vicinal recuperada em sua administração no Povoado Trabalhosa. Lá ele também anunciou a abertura de mais 10 km de estrada ligando os povoados: Lavras e Trabalhosa, que vai reduzir em aproximadamente 20 minutos o tempo de deslocamento dos moradores entre a comunidade e a cidade de Caxias.

 

 

 

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , ,