A ação alusiva ao Dia Internacional da Menina, que é comemorado em 11 de outubro, foi realizada na Escola Guiomar Assunção, no Bairro Mutirão, na manhã dessa sexta-feira (20), por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres ao lado de alunas da Escola Guiomar Assunção

A equipe multiprofissional da Secretaria, em parceria com integrantes da Organização Não-Governamental Plan Internacional do Município de Codó; Conselho Municipal da Mulher; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu uma oficina que teve por objetivo compartilhar os direitos, deveres e os desafios de ser menina na atualidade.

As atividades foram divididas em quatro salas de aulas, abrangendo um total de 100 meninas. Após a confecção de cartazes em sala, as meninas apresentaram no pátio da escola o resultado de suas produções.

“É importante para as meninas, dá valor, respeitar as mulheres negras, brancas, amarelas, as mulheres. Aqui nas oficinas estamos assistindo palestras, estamos falando sobre a importância de ser menina, sobre os direitos delas e estamos fazendo cartazes para levar às escolas para orientar as pessoas sobre a importância de ser menina”, disse Ticiane Maria, aluna do 8º ano.

“Nós retratamos nos cartazes os direitos que as meninas têm, que é o mesmo que os meninos, porque elas podem sair, elas podem fazer as mesmas coisas que eles. Estamos dizendo ‘Pare com as diferenças’ que somos todos iguais”, ressaltou Kailane Lopes, aluna do 7º ano.

“Nós estamos sabendo sobre os direitos das meninas e dos meninos, porque muitas vezes nós não sabemos de algumas coisas. A gente está aprendendo sobre o empoderamento feminino”, afirmou Estephani Santos, aluna do 6º ano.

O Dia Internacional da Menina é uma declaração da Organização das Nações Unidas e é comemorado desde 2012. O objetivo é ampliar estratégias para eliminar as desigualdades de gênero.

“A Plan está presente em 80 países do mundo. Nosso foco de trabalho é lutar por um mundo justo que promova o direito da criança e a igualdade de gênero. Desenvolve projetos em três municípios da região dos cocais: Codó, Timbiras e Peritoró. Ficamos muito felizes com o convite, a gente acha que são ações como essas que intensificam o trabalho das organizações. Trouxemos quatro meninas de um projeto chamado “Geração” para falar da experiência delas dentro da Plan, mas também para compartilhar o ser menina e da luta por igualdade de gênero. Pensar a igualdade para as meninas é também garantir a qualidade de vida”, explicou Atalício Moreira, coordenador da Plan em Codó.

“Abraçamos uma causa que é geral no Brasil. Hoje é um primeiro contato para a maioria dessas meninas, que ainda não tinham participado dessa discussão sobre o Dia da Menina, e a gente trouxe algumas discussões do momento. A ONU, por exemplo, lança a agenda 2030, e um dos objetivos a serem alcançados é a igualdade de gênero”, lembrou Kátia Braga, presidente do CMDCA.

“Hoje a gente está fazendo esse evento aqui na Escola Guiomar Assunção alusivo ao dia 11 de outubro, que é comemorado o Dia Internacional da Menina. Então estamos fazendo um trabalho aqui na escola com essas meninas, com a Plan que é uma ONG internacional, que veio para fazer parceria com a Secretaria da Mulher para que a gente pudesse está passando esse empoderamento para essas meninas. Além trabalharmos com as mulheres, a gente trabalha com as meninas também, temos um balé onde a gente trabalha com mais de 140 meninas até 17 anos. A ideia é esclarecer sobre direitos, deveres, empoderamento, dizer que a menina pode ser quem ela quiser, e esse é o nosso objetivo para que elas possam ser mulheres empoderadas no futuro”, ressaltou Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: