O dia 5 de novembro é lembrado em todo país como o Dia Nacional da Cultura Brasileira. A Prefeitura de Caxias não deixou a data passar em branco; o palco para as apresentações culturais foi a Feirinha da Gente, que se tornou o local mais frequentado por caxienses e turistas aos domingos.

A edição especial contou com a participação do Reisado Mirim do Campo de Belém; Baião das Mulheres da Trizidela; Bumba Meu Boi Mirim Brilho da Alegria; Tambor de Crioula da localidade Soledade e Companhia Expressões Folclóricas que deram cor e ritmo à Feirinha contagiando o público presente.

O prefeito Fábio Gentil e sua equipe de governo estiveram presentes. Para o gestor, o apoio à cultura é fundamental.

“A gente percebe que nosso município é rico em cultura. Nossa cultura é vasta e nós precisamos incentivar mais. E é isso que estamos fazendo, para que possamos exportar a cultura caxiense para fora do Estado, e por que não dizer para todo país?”, declarou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Para o mestre de cultura popular, Pelé, Caxias é rica na cultura.

“A cultura popular vem muito forte desde a cultura dos negros: Tambor de Crioula, Umbanda. Essa cultura bem rica que já vem da antiguidade”, ressaltou Pelé.

Como surgiu a data

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: