A solenidade de entrega das chaves das máquinas foi no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda, no Palácio Henrique de La Roque na capital São Luís, no início da noite da última sexta-feira (10). A ocasião contou com deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.

Motoniveladora do Programa Caminhos da Produção

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e gestores de outras 19 cidades do Maranhão receberam cada um uma Motoniveladora por meio do Programa Caminhos da Produção, que já chegou a 58 prefeituras, em cerimônia que contou com a presença do governador Flávio Dino.

O prefeito Fábio Gentil estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Mabel; o secretário de Infraestrutura, Murilo Novais; o assessor de Comunicação, Augusto Neto e a secretária da mulher, Taniery Cantalice.

“O nosso Estado tem uma base econômica muito assentada na produção da agricultura e da pecuária. Os municípios têm atribuição de cuidar das estradas rurais, das estradas vicinais; sabemos a grave crise fiscal que o Brasil atravessa, prejudicando as finanças públicas de um modo em geral. Os municípios, portanto, são duramente castigados, sobretudo aqueles do nordeste. Por isso, nós imaginamos esse Programa Caminhos da Produção, que entrega aos municípios um equipamento no valor de quase R$ 600 mil reais, é uma patrol, uma Motoniveladora, novinha, que é entregue ao município para que com isso ele possa chegar até onde os munícipes precisam com a recuperação, e reparação das estradas vicinais”, destacou Flávio Dino, governador do Maranhão.

O prefeito Fábio Gentil e o secretário Murilo Novais explicaram que o município de Caxias conta com quase 2 mil km de estradas vicinais que precisam de melhorias. A melhoria nos acessos vai favorecer, dentre outros cidadãos, os trabalhadores rurais, ajudando-os a escoarem o que produzem para zona urbana.

“Com certeza está chegando no momento certo. É de grande valia esse presente que o Governo do Estado está dando para a Prefeitura de Caxias, e a gente só vai intensificar a recuperação das estradas que tanto estamos precisando no nosso município. Com isso, quem ganha é a população de Caxias. Nós já começamos a recuperar a malha viária de Caxias e com essa máquina a gente vai já já, antes do inverno, recuperar as estradas vicinais do nosso município. Essa é mais uma demonstração do esforço que o nosso prefeito está fazendo para ir onde tiver que ir em busca de benefícios para a população de Caxias”, disse    Murílio Novais, Secretário de Infraestrutura.

“O município de Caxias é um grande município em extensão territorial, onde nós temos mais de 700 povoados e muito mais de 1.500 km de estradas vicinais. Nós precisamos de reparos dessas estradas, o povo conclama por isso. Essa Motoniveladora, como engenheiro que eu sou, a gente sabe utilizar, nós iremos recuperar as estradas vicinais de Caxias, nós iremos melhorar os caminhos de acesso que levam aos povoados, dando a garantia de que todo produtor rural terá a sua produção escoada, contribuindo assim para que todos possam ter condições de venda do seu produto. A Prefeitura de Caxias vai ser parceira para contribuir com a recuperação de todas as estradas vicinais. Eu tenho certeza absoluta de que a nossa Secretaria de Infraestrutura irá utilizar da melhor forma possível. Quem ganhará nessa história toda é o povo de Caxias”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: