A cidade de Caxias recebeu de 10 a 12 de novembro a XI Semana Maranhense de Dança, que finalizou no último domingo (12) na Feirinha da Gente com diversas apresentações culturais.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Caxias por meio das Secretarias de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Academia de Dança Wilson Ghilardi.

Em âmbito estadual, o evento foi patrocinado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e o Governo do Maranhão, tendo como produção o Teatro Arthur Azevedo. Mais de 100 jovens bailarinos e aspirantes da dança participaram das oficinas oferecidas, como por exemplo: oficinas de Danças Urbanas; Dança do Ventre; Jazz; Contemporânea; Ballet Clássico e Stiletto.

Na noite do último sábado (11) ocorreu a Mostra Cultural na Academia Caxiense de Letras (ACL) com mais de 20 apresentações. Na solenidade realizada na ACL estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino; o sargento Moisés, vereador; secretário de Governo, Catulé Júnior; secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jefferson; secretário de Infraestrutura, Murilo Novais; secretário de Indústria e Comércio, João Antônio; Lycia Waquim, chefe de Gabinete; secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, prof. Chiquinho; Renato Meneses, membro da ACL e Wybson Carvalho, poeta e membro da ACL.

“Pra mim que trabalho no Teatro Arthur Azevedo, já conheço e faço parte da Semana de Dança. É muito importante ver a fusão de várias modalidades que existem na dança pra acabar com o preconceito. Todo tipo de dança é importante. Transportar a cultura daqui pra lá e de lá pra cá é super importante”, disse Francisca, produção Teatro Arthur Azevedo.

“Achei maravilhoso, foi uma experiência nova a gente trazer as oficinas para Caxias, é a primeira vez que a gente traz. Foi maravilhoso conhecer a cidade e as pessoas que trabalham com dança”, disse Yasmim Gomes, professora de Dança do Ventre.

“São 11 anos participando das oficinas de dança, participando das coreografias, solos, e esse ano eu tive a oportunidade de dar uma oficina de Danças Urbanas aqui em Caxias. Avaliando o pessoal aqui, o pessoal tem muito potencial para crescer. Precisamos de mais incentivo e mais eventos como esse ao longo do ano”, disse Johnny Jaey.

“Embora nós sejamos membros de uma casa literária, somos eminentemente uma casa franqueada a quaisquer que sejam as linguagens artístico culturais desenvolvidas pelo povo caxiense, principalmente pela juventude caxiense que tem uma rica e diversificada produção cultural”, ressaltou Wybson Carvalho, poeta caxiense e membro da Academia Caxiense de Letras.

“Acho que foi um evento positivo, um evento que aconteceu pela primeira vez. Acho super importante desenvolver parcerias entre os grupos, todos os estilos participaram. A parceria com o Teatro Arthur Azevedo deu certo.  Que nos próximos anos possa acontecer mais vezes ainda”, explica Wilson Ghilardi, coordenador do setor de dança das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Adjunta de Cultura.

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude destacou a importância do apoio a eventos desta natureza.

“Depois que assumimos a Secretaria e o novo governo começou a fazer o trabalho que tá fazendo, a gente vem sempre focando no sentido de melhorar a arte, o entretenimento da cidade trazendo eventos pontuais em parceria com o Governo do Estado e o Teatro Arthur Azevedo, trazendo professores com qualidade de renome. Caxias está vivendo um novo momento. Parabéns ao prefeito Fábio Gentil que sempre, de forma incansável, vem fazendo investimentos no sentido de fazer com que Caxias seja bem vista” destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,