Os preparativos para o Natal Iluminado que acontece em Caxias (MA) durante todo o mês de dezembro já estão sendo feitos. Inspirado no Natal de Gramado (RS), a Prefeitura de Caxias está organizando uma grande estrutura para bem receber os turistas e os caxienses durante o período natalino.

As atividades vão ser realizadas de 1º a 31 de dezembro, tendo como ponto principal das apresentações o Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, no Centro Histórico da cidade.

“Tudo já está sendo providenciado, os pontos que vão ser iluminados, praças, avenidas, monumentos históricos, casarões, o Centro da Cidade, a Prefeitura, tudo está sendo preparado com muita atenção e sob a tutela do próprio prefeito que tem acompanhado, tem nos ajudado e orientado também”, disse Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Atrações

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude está à frente da organização das atividades. Sem ainda divulgar as datas, o secretário Arthur Quirino destacou que a cidade de Caxias terá um natal inédito na história da cidade que ficará marcado na memória das pessoas. Uma grande estrutura está sendo montada em frente ao Centro de Cultura para abrigar as atrações musicais, teatrais, danças, apresentações de orquestras sinfônicas e filarmônicas.

“Esta estrutura que está sendo montada é para apresentações culturais, que vão acontecer a partir de 1º de dezembro, fecha no dia 31. Todos os finais de semana teremos atrações com orquestras sinfônicas e filarmônicas; sanfoninas; grupos de teatros; corais; grupos de dança; teremos o Papai Noel aqui também. Teremos toda uma parte de iluminação especial, neve, vai ser bem interessante. Essas apresentações vão ocorrer na parte da noite, no final de semana; todas as pessoas que vierem pra cá vão ficar sentadas, igual como foi feito na Cidade Sacra, quando colocamos 800 cadeiras disponíveis. Nesse evento do natal teremos o dobro de cadeiras, enfim, a cidade vai virar uma grande festa”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

INASA – Natal Ecológico

O Natal Iluminado terá sua responsabilidade social e cuidado com o Meio Ambiente. O Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA) está desenvolvendo uma série de ações com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, além de parcerias com escolas e associações de bairros para iluminar as comunidades, utilizando materiais que iriam para o lixo mas que serão transformados em enfeites natalinos. O trabalho já está acontecendo na cidade e em alguns povoados.

“Nós queremos enfatizar a coleta de Pets nas escolas, nós fizemos a primeira arrecadação dia 10. Atingiu a expectativa, as escolas se empenharam e arrecadaram mais de 3 mil unidades, em apenas seis escolas. O trabalho vai chegar a várias comunidades com a ajuda das associações de bairros que estão todas envolvidas. Os pontos estratégicos estão arrecadando garrafas, o que para a gente é muito importante. Os enfeites serão confeccionados com a ajuda de técnicos do INASA. Vamos montar uma árvore de 10 metros na Veneza com a ajuda dos moradores. Vamos estar também na zona rural, nos povoados: Caxirimbu, Nazaré do Bruno, Buriti Corrente e Brejinho, para que entre os dias 20 e 30 de novembro o trabalho seja realizado”, disse Francisca Ramos, integrante do INASA.

Casa Iluminada e Papai Noel

Durante o período natalino, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude vai realizar dois concursos: o da casa mais iluminada e a escolha do Papai Noel da cidade.

Diferente do Papai Noel vendido pela grande mídia, a cidade de Caxias vai inovar na escolha do Papai Noel. Geralmente se idealiza o mesmo como o senhor de barba branca, velhinho e gordinho. Mas em 2017, o concurso do Papai Noel vai escolher uma pessoa que faça a diferença no seu bairro ou em sua comunidade.

“Aquele desenvolve um trabalho social no seu bairro, ele tem uma escola de música, ele tem uma escola de futebol, ou tem ações sociais no bairro ou na cidade, então ele é um Papai Noel. Ele faz a diferença na comunidade. As inscrições podem ser feitas no Centro de Cultura com alguns critérios; vai haver uma premiação, será produzido um material de divulgação da história dessa pessoa que se inscreveu que vai ficar disponível no site da Prefeitura. Então você vai assistir aos vídeos e vai ver quem escolhe. A história dele vai te convencer a votar nele. Vai haver uma triagem em cima do perfil de cada um para que as pessoas escolham o Papai Noel e a ele seja feita a entrega da chave da cidade. Todos eles vão ficar expostos aqui no Centro de Cultura, de segunda a segunda. Vamos ter atrações e os Papais Noeis tirando fotos. Essa forma do tratamento e do perfil dele também vai ser avaliado pela população e, no dia 22, a gente entrega a chave da cidade e ele recebe a premiação, e teremos o Papai Noel de Caxias”, explicou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Confira mais informações:

Palavras chaves: , , , ,