A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza durante todo este mês um mutirão de saúde alusivo ao Novembro Azul.

No último final de semana as ações ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Centro e Caldeirões, onde os profissionais realizaram na tarde da última sexta-feira (17/11) ações externas de prevenção à saúde do homem.

No Centro da cidade um stand foi montado em frente à UBS para a realização de consultas médicas e de enfermagem, avaliação antropométrica, marcações de exames, aferição de pressão e distribuição de folders e laços azuis. A intenção foi chamar a atenção de quem passava para a importância de fazer exames e evitar o Câncer de Próstata, além de outros males que acometem pessoas do sexo masculino.

A UBS do Caldeirões realizou o mutirão da saúde em uma cerâmica do Bairro, onde os trabalhadores, em sua grande maioria, são homens que alegam falta de tempo para cuidar da saúde devido as atividades diárias.

“Já que é escasso o número de homens nas Unidades Básicas de Saúde, a gente pensou: ‘vamos atrás deles para proporcionar esses conhecimentos sobre os cuidados com a saúde’. Além disso, trouxemos um leque de serviços médicos: teste de glicemia, vacinas, consultas e palestras para evitar o câncer de pênis e boca”, disse Raquel de Sousa, enfermeira substituta da UBS Caldeirões.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,