O dia 20 de novembro no Brasil é marcado pela comemoração do “Dia da Consciência Negra”. Em Caxias a data não passou despercebida. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou um grande evento com tema “Vencer o Preconceito”.

O evento aconteceu no Centro da Juventude do Bairro Ponte e contou com a participação de autoridades municipais, representantes de entidades civis e a população em geral.

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das zonas rural e urbana, Centros da Juventude, Projeto Mãos Amigas e Casa Brasil apoiaram a ação. A autora do projeto, Ailana Costa, que é educadora social falou sobre a importância de trabalhar o tema com jovens e adolescentes.

“Esse projeto ele foi desenvolvido para os assistidos com a intenção de criar uma cultura que diz não ao preconceito”, explicou Ailana Costa, autora do projeto.

Para Kiara Braga, coordenadora da Atenção Social Básica, a festa também é uma homenagem a Zumbi dos Palmares que foi um grande lutador em prol da liberdade dos negros.

Secretário adjunto da SMADS entregando o prêmio de Beleza Negra para Thayná Susan, do CRAS Itapecuruzinho

“A Secretaria vem trabalhando a inclusão social e esse é um evento de culminância, na verdade é um evento festivo. Mas vamos continuar trabalhando em cima do combate à discriminação racial e do preconceito à pessoa negra”, ressaltou a coordenadora.

Cada CRAS levou uma assistida representando a Beleza Negra em um desfile que encantou aos espectadores, além de músicas e danças africanas.

“Aqui estamos demonstrando a igualdade do ser humano, dizendo não ao racismo. Todas as datas importantes são comemoradas por nós nos serviços de convivência como forma de trabalho à consciência de nossas origens”, disse Prof º. Chiquinho, secretário adjunto da SMADS.

Após o desfile, os jurados elegeram Thayná Susan, do CRAS Itapecuruzinho, como a Beleza Negra da SMADS.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,