A solenidade foi realizada em frente à Prefeitura de Caixas na manhã dessa segunda-feira, 20 de novembro de 2017, e contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que estava acompanhado da primeira-dama Letícia Mabel; do vice-prefeito Paulinho; do presidente da Câmara, Catulé e demais vereadores; secretários Municipais; secretários adjuntos e assessores.

O momento marcou a entrega à cidade de Caxias de uma máquina Motoniveladora (Patrol), recebida pelo prefeito Fábio Gentil do Governo do Estado por meio do programa “Caminhos da Produção”, e de três novas ambulâncias conseguidas junto ao Ministério da Saúde.

“Infelizmente a gente recebeu a Prefeitura de Caxias numa situação muito difícil, muito precária. Nós recebemos uma cidade, onde a maioria das ambulâncias do SAMU encontravam-se quebradas e muito deterioradas. Das 900 ambulâncias do país, nós hoje tivemos a felicidade de receber três ambulâncias. A gente continua trabalhando para que a cidade tenha os serviços que ela merece”, destacou Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“Hoje nós tivemos duas grandes conquistas. Nós temos três ambulâncias do SAMU e mais uma Patrol que foi entregue à Secretaria de Infraestrutura. Isso é um esforço pessoal do nosso prefeito Fábio Gentil, que busca ainda mais melhorar a infraestrutura dos serviços que são oferecidos pelo Município de Caxias. E com essas aquisições, com essas conquistas, tanto o SAMU quanto a Secretaria de Infraestrutura terão otimizados os seus trabalhos através desse reforço, desses implementos”, explicou Catulé Júnior, secretário de Governo.

A diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Rita Paz, e a secretária de Saúde, Socorro Melo, destacaram a importância dos novos equipamentos para a regional de Caxias que é composta por 7 municípios, mas que atualmente está atendendo 10 municípios. As três novas ambulâncias vão substituir outras três que já são utilizadas no SAMU. As ambulâncias substituídas vão servir às três unidades hospitalares do Município: Maternidade Carmosina Coutinho, a UPA e ao Hospital Geral.

“É muito importante! Chegou num momento primordial, onde nossa frota está muito deteriorada. Essas ambulâncias vão melhorar o nosso atendimento junto à população. Essas três ambulâncias irão substituir três da frota que já existe, que já estão com o tempo de 5 anos de uso. A população é quem ganha com tudo isso, por transformar a saúde que a gente quer”, disse Rita Paz, diretora do SAMU.

“Nós pegamos o Município com um déficit muito grande de ambulâncias. A gente sentiu o déficit maior no SAMU. Então, essas ambulâncias vão dar agilidade no atendimento e resolutividade à equipe do SAMU. Foi uma coisa que encheu de alegria os nossos corações, essas aquisições. A gente vê a necessidade, cuida da parte técnica, mas o nosso prefeito é que com a força política consegue as melhorias para o nosso Município”, ressaltou Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde.

O secretário de Infraestrutura, que recebeu as chaves da Motoniveladora, destacou que o trabalho de abertura de estradas vai ser intensificado, pois de janeiro até agora já foram recuperados quase 200km de estradas vicinais. O prefeito Fábio Gentil afirma que irá onde tiver que ir em busca de benefícios para melhorar a vida dos caxienses.

Prefeito Fábio Gentil ao lado do secretário de Infraestrutura Murilo Novais durante cerimônia de entrega da Motoniveladora à Secretaria.

“Nós estamos sendo agraciados com esse presente que o Governo do Estado está nos dando. Nosso prefeito não tem medido esforços para correr onde tem recursos para trazer e fazer a nossa cidade melhorar. Mas bem antes disso, nós estamos trabalhando com três máquinas iguais a essas, locadas. Já recuperamos quase 200 km de estradas e, com esse reforço, com certeza a gente consegue atingir toda a malha de estradas de nosso município”, destacou Murilo Novais, secretário Municipal de Infraestrutura.

“Acima de tudo é uma demonstração de credibilidade. Sinal de que todo recurso está sendo investido no próprio município. Essa credibilidade a gente transforma em trabalho. Todo o país vive uma crise política, crise financeira, mas Caxias se supera, conseguindo essas três ambulâncias pro SAMU e essa Patrol, que irão ajudar muito o município de Caxias a continuar desenvolvendo o trabalho que a gente quer, a cidade que a gente quer. Caxias passa a mostrar dentro do Maranhão e de todo o país o quanto importante é, o quanto a gente precisa do apoio do Governo Federal e do Governo do Estado para que a gente possa continuar desenvolvendo. O povo e administração estão fazendo a sua parte. Quem ganha nessa história é a cidade de Caxias que gradativamente vai crescendo e, acima de tudo, desenvolvendo o trabalho que o povo espera, que o povo quer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: