Na manhã da última segunda-feira (20) a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Taniery Cantalice, participou em São Luís\MA do lançamento oficial da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” no Maranhão.

O evento aconteceu no Palácio Henrique de La Roque e foi promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Mulher. A ocasião foi marcada pela presença da senadora Vanessa Grazziotin, que ministrou uma palestra com o tema “O papel do parlamento no enfrentamento da violência contra a mulher”.

Autoridades representativas do poder público e da sociedade civil estiveram representadas. O convite foi extensivo a todas as secretárias da mulher no Estado do Maranhão.

No momento em que foi franqueada a palavra, a secretária Taniery Cantalice destacou que é preciso investir em atendimento adequado à mulher. A secretária solicitou das autoridades de segurança pública do Estado ações efetivas para a garantia dos direitos das mulheres.

“Falou-se que o mau atendimento também é violência contra a mulher, mas na realidade a falta de atendimento é a maior violência que podemos receber quando precisamos de ajuda e não temos por parte da segurança pública. Precisamos que nossas delegacias funcionem para que possamos diminuir o feminicídio. Precisamos fazer um trabalho de conscientização não somente em nossas mulheres, mostrando os tipos de violência que existem, mas principalmente nas escolas e com os homens. Nós mulheres já sabemos dos nossos direitos, os homens precisam saber também e se conscientizar que lugar de mulher é onde ela quiser e que a mesma não é objeto para ser tratada como propriedade privada dele. Por mais mulheres empoderadas e conscientes dos seus direitos e do seu lugar”, disse Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caxias.

Secretária Taniery Cantalice ao lado da senadora Vanessa Grazziotin

A secretária Taniery Cantalice também participou de outro evento alusivo à mesma campanha no Fórum Desembargador Sarney Costa, que teve como tema: “Medidas Protetivas de Urgência: informar para conscientizar a mulher”. Este evento contou com a presença de autoridades da justiça; Secretaria de Estado da Mulher; Representantes da Patrulha Maria da Penha; OAB e secretárias da mulher do Estado.

“Neste evento se discutiu sobre as formas de proteção à mulher. Uma das medidas é a tornozeleira eletrônica para o agressor e o botão do pânico para a vítima. Se a mulher recebe uma medida protetiva de um juiz tem lá dizendo que num raio de 300m de distância o agressor não pode se aproximar da vítima. Ambos são monitorados 24hs. Quando ele se aproxima a polícia já é acionada, e aí no caso o agressor comete uma infração por ele está fugindo da medida protetiva; ele pode ter a prisão preventiva decretada. Graças a Deus, em Caxias, a maior parte das mulheres que têm a medida protetiva o agressor não tenta se aproximar da mulher, mas em São Luís tem acontecido. Durante o evento foi mostrado ao vivo como o sistema funciona” explicou Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização nacional que envolve todos os estados e municípios do país e tem como propósito erradicar qualquer tipo de violência contra as mulheres.

O objetivo é mobilizar a sociedade e promover a atuação conjunta entre governo e sociedade, sensibilizando os serviços, profissionais e população a compreenderem a magnitude e transcendência da violência contra as mulheres, seus impactos para a qualidade de vida das mulheres e a importância de organizar ações específicas no enfrentamento a este agravo.

Em Caxias, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, tem como tema: “Machismo mata: Feminicídio no Brasil”, e será lançada oficialmente no próximo dia 27, segunda-feira, no auditório da Prefeitura de Caxias.

Palavras chaves: , , ,