Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE) participaram na manhã da última sexta-feira (24), na sede da Autarquia, de atividades e serviços alusivos à campanha Novembro Azul, realizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades tiverem início com uma ginástica laboral desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) regional de Caxias. A fisioterapeuta do CEREST, Lorena Torres, destacou a importância do movimento para manutenção da saúde do trabalhador.

“Temos várias articulações e precisamos nos movimentar para desenvolver bem as atividades do nosso dia a dia”, disse a fisioterapeuta.

Outras ações realizadas na ocasião foram: a distribuição de folders sobre a prevenção ao Câncer de Próstata; consultas médicas; encaminhamento para exames de PSA e ultrassonografia; aferição da pressão arterial; testes rápidos para HIV e Sífilis; além de palestras com a equipe de enfermagem e o psicólogo do CTA/SAE, Lígio Brito.

Para o colaborador do SAAE, Francisco Wellington, a ação, além de conscientizar, desperta para o cuidado maior com a saúde.

“Agora chegou minha grande oportunidade aqui com o Novembro Azul. Fiz os exames necessários, ouvi as palestras e participei da ginastica laboral; já estou me sentindo bem melhor, gostei muito de tudo aqui”, ressaltou o colaborador.

Francisco Wellington, colaborador do SAAE

Segundo informações do setor administrativo do SAAE, 56% dos funcionários são homens acima de 40 anos, o que é considerado um fator de risco para o Câncer de Próstata. Tendo em vista tais dados, o autarquia não mediu esforços para levar até seus colaboradores os serviços de saúde oferecidos pela campanha.

“Essa ação é também uma forma de estarmos em sintonia com a Prefeitura de Caxias na campanha Novembro Azul, proporcionado aos nossos colaboradores um dia para que eles cuidem da saúde”, destacou o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor administrativo do SAAE.

Os serviços de saúde, conscientização e prevenção realizados no SAAE tiveram a parceria do CEREST, CTA/SAE e PAM.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

A programação segue por todo o mês de novembro nas UBS’s e órgãos parceiros. Confira abaixo:

Palavras chaves: , , ,