Um palco foi montado em frente ao Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda para receber as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social na noite da última sexta-feira (24) de novembro de 2017, na 1º Mostra de Dança, com o tema: dançar é uma arte e faz bem pra alma, promovida pelo Centro da Juventude da Volta Redonda.

“Nós estamos trazendo vários equipamentos, vários projetos, então, nós estamos fazendo essa interação entre os projetos. Eles passam o ano inteiro ensaiando, o ano inteiro procurando novas danças, e nós resolvemos, juntamente com toda equipe, fazer essa Mostra de Dança para mostrar que a cada dia surgem novos talentos. Ficamos felizes e alegres por isso”, disse Mayara Silva, coordenadora de Projetos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A I Mostra da Dança foi realizada sem caráter competitivo objetivando apresentar o trabalho desenvolvido pelos diversos equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e demais grupos de danças independentes da cidade, além de promover a troca de experiências entre dançarinos e estimular o desenvolvimento cultural, oportunizando a vivência artística, a participação no processo criativo, bem como a interação entre os diferentes tipos de dança. O evento superou as expectativas, tendo em vista o público participante, no qual teve ritmos diversos com estilos contemporâneos e tradicionais”, explicou a Rejane Santos, coordenadora do Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda.

Diferentes estilos de dança foram apresentados pelos assistidos dos Centros da Juventude dos Bairros: Volta Redonda, Ponte e Castelo Branco; além disso, dançarinos dos programas sociais: Mãos Amigas; CRAS Pirajá; Centro Comunitário da Volta Redonda e convidados apresentaram o axé, swingueira, dança de rua, assim como estilos clássicos e populares. O palco foi uma vitrine para as diversas manifestações da dança.

“Trabalhando no projeto eu tenho menos de um ano e, assim, eles se dedicam muito, se não for eles eu não funciono. Então eu dependo muito deles para funcionar, assim é um grande trabalho, daqui vai sair grandes profissionais. Eles são altamente competentes e compromissados, não é atoa que há mais de um mês estamos ensaiando todos os dias”, destacou Fabi Rodrigues, professora de Dança.

“É um espaço muito acolhedor pra mostrar o nosso trabalho porque a gente passou o ano todo dentro de um projeto educando essas crianças através da dança. Esse espaço criado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi muito significante pra gente apresentar o nosso trabalho e o trabalho dos nossos alunos”, disse Brendo Oliveira, professor de Dança.

O secretário de Governo, Catulé Júnior, que na ocasião representou o prefeito Fábio Gentil, e o professor Chiquinho, secretário Adjunto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, destacaram que a promoção de momentos como esses são fundamentais para permitir o surgimento de novos talentos.

“Essa é a primeira 1ª Mostra de Dança realizada no governo Fábio Gentil, também pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda. Um belíssimo evento, participação de muitos jovens, adolescentes de todos os equipamentos estão participando, a comunidade está participando, e isso nos deixa feliz. Eu só tenho a parabenizar a todos que estão participando”, parabenizou Profº. Chiquinho, secretário Adjunto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Caxias é uma cidade eminentemente cultural, a nossa vocação econômica ela é cultural e com o passar dos tempos isso foi ficando esquecido; essa administração do prefeito Fábio Gentil tem resgatado essa identidade de Caxias. Quem ganha são todos os assistidos dos programas sociais que têm essa brilhante noite pra poder apresentar e resgatar toda essa cultura rica que nós temos”, ressaltou Catulé Júnior, secretário de Governo.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: