Após um longo tempo de espera, os moradores do povoado Condave, no 3º Distrito, aproximadamente 22 km da zona urbana de Caxias, estão prestes a receberem um Sistema Simplificado de Água.

O trabalho está sendo executado pela Prefeitura de Caxias por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o que vai permitir a chegada de água encanada dentro de cada uma das residências das 27 famílias da comunidade rural.

Seu Francisco dos Santos reside há 20 anos no povoado. Aos 70 anos, dono de um sítio na comunidade e vice-presidente da associação de moradores, já percebe as mudanças causadas com a chegada da água.

“Essa água representa tudo, porque no verão era uma calamidade aqui, o pessoal caçando água nos poços. Graças a Deus a água chegou em boa hora. Eu já tinha a minha ligada, mas com essa daqui já foi uma ajuda, mudou tudo, eu uso a água pra os meus bichos beberem, porco, galinha, aguar as plantas, faço trabalho com farinha, tiro tapioca, botei uma torneirinha lá dentro pra ajudar o pessoal”, explica Francisco dos Santos, vice-presidente da Associação dos Moradores do povoado Condave.

Enquanto a retroescavadeira abre caminho no meio da mata para a colocação dos canos que estão interligando todas as casas, chegando a 2.368 metros de rede próximo ao poço e à caixa d’água, algumas famílias já estão com a água interligada, a exemplo de dona Antônia Gomes de 52 anos e que há 11 anos reside no povoado. Nossa equipe a encontrou lavando roupas no quintal de casa, mas nem sempre a água este tão perto assim.

“Eu pegava água do poço do seu Armando pra pegar água pra porco, pra beber, pras galinhas, pra tudo. Minhas costas doíam demais, eu carregava água de carro de mão, era uns cinco caminhos de água por dia. Pra lavar roupa eu trazia água do riacho. Ave Maria! Graças a Deus a água chegou, foi bom demais! Agradeço a Deus e o SAAE e todos que estão aqui, foi muito bom”, disse Antônia Gomes, trabalhadora rural.

Antônia Gomes, trabalhadora rural.

Transbordando de alegria, ela afirma que a vida já começa a mudar com a água dentro de casa.

“Pra banhar num calor desses, eu banho é toda hora, toda hora eu tô banhando, meu marido aqui ontem banhou quatro vezes, nós lutando porque a porca estava parindo né, agora a gente tem água para lavar os porcos, porque antigamente a gente não aguentava não. Eu carregava água somente pra beber porque lavar ela não podia. Agora tem água, eu lavo ela toda hora, água boa, de qualidade, não tem gosto ruim, a gente areia os alumínios, boa demais, quero que você veja, chega a gente fica se enxergando, boa demais”, Antônia Gomes, trabalhadora rural.

Para o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo Arruda, o objeto da Autarquia é levar qualidade de vida por meio do fornecimento de uma água de qualidade. A inauguração de todo o Sistema de Abastecimento de Água aconteça no próximo domingo (03), às 08h da manhã.

“O SAAE no governo Fábio Gentil tem a prioridade de atender a população da zona rural também, nós estamos entregando agora o 4º Sistema de Abastecimento de Água, entregamos no povoado Porção, povoado Goiabeira, povoado Rosário e agora vamos entregar o do povoado Condave, onde 27 famílias vão ter água dentro de casa. Ao todo, nesses quatro sistemas a gente já beneficiou 110 famílias na zona rural e vamos entregar, além do Condave, mais dois sistemas ainda no mês de dezembro, totalizando seis novos povoados com água encanada, atendendo a população que realmente precisa do SAAE, que é a população da zona rural”, destacou o engenheiro Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: