O município de Caxias sediou a “2ª Oficina Estadual Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-Parto”. O projeto do Governo do Maranhão está sendo levado às regionais de saúde pela Secretaria de Estado da Saúde, que trabalha em parceria com os municípios, por meio de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As ações realizadas em Caxias foram voltadas para os profissionais de saúde de: Caxias, Codó, Coelho Neto, Alto Alegre do Maranhão, São João dos Patos, Colinas, Peritoró, Presidente Dutra, Timon e Tuntum.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Hemorragia Pós-Parto é a segunda causa de óbitos maternos no Maranhão.

Uma das formas de reduzir os casos é treinar e capacitar os médicos e enfermeiros para agir com mais eficiência, como explicou Emanuela Brasileiro, coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher.

“A oficina é mais uma estratégia pra reduzir a mortalidade. A oficina trata do manejo com teorias e práticas, no manejo da Hemorragia Pós-Parto e Pós-Abortamento, com uso de novos medicamentos, concentrações e tecnologias”, explicou a coordenadora.

A oficina aconteceu durante dois dias, 30 de novembro a 01 de dezembro, com uma carga horária de 16 horas no Hotel Alecrim.

Médicos e enfermeiros de Caxias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), HEMOMAR e Maternidade Carmosina Coutinho estiveram presentes.

“É de fundamental importância participar desta oficina, onde foram apresentadas várias estratégias baseadas em evidências e literaturas de forma a prevenir ou saber lidar com essas patologias pra gente reduzir a zero essas mortes pós-parto”, disse Thalita Silva, enfermeira da Maternidade Carmosina Coutinho.

Para a secretária de Saúde de Caxias, Dra. Socorro Melo, tudo que contribui para capacitar ainda mais os colaboradores da saúde é bem-vindo.

“O nosso profissional tem a qualificação dele, ele sabe conduzir os procedimentos, só que a forma em que a OPAS colocou nesse treinamento utiliza as ferramentas que se tem otimizando as ações. Tudo o que foi visto aqui é pra ajudar a diminuir os casos de morte materna em zero”, esclareceu a secretária.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,