O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar realizou a formatura de 1.225 estudantes de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino, na manhã dessa quarta- feira (06) no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

O programa é desenvolvido no Município de Caxias há 14 anos e tem por objetivo trabalhar o aspecto preventivo junto às crianças, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias e outros setores da sociedade.

“Esse tem sido um trabalho muito positivo junto às famílias. Vejo eu que esse é um trabalho de formiguinha dos policiais, mas é um trabalho que vale muito a pena. O uso de drogas e o abuso nas drogas é dificulta muito dentro de uma família. Ele atrapalha o crescimento das crianças, o desenvolvimento educacional, e nós não queremos isso. Na verdade nós queremos salvaguardar a dignidade de cada criança”, disse Ana Célia Damasceno – secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Eles ensinam as crianças a importância de ter uma vida saudável, de respeito à família, à escola, e dessa forma mitigar os efeitos das drogas nas comunidades”, destacou Marcela Lobo – juíza da 3ª Vara de Caxias.

Nos 14 anos de existência do programa em Caxias, já foram formados mais de 40 mil alunos. O número ultrapassa os 60 mil em toda a região dos cocais. Durante a formatura, os estudantes realizaram apresentações, entregaram placas aos amigos do PROERD, do poder legislativo, executivo, judiciário e da sociedade civil e receberam certificados de conclusão do programa.

“O programa contempla não só a criança, mas a família também, e isso nos traz uma satisfação muito grande. Nós temos dados que dizem que 20% dessas crianças estão ficando longe das drogas. Então, amanhã serão profissionais, serão pessoas que estarão com a gente. Espero que a nossa sociedade, seja uma sociedade mais longe das drogas, mais consciente, uma sociedade mais harmônica e com paz”, ressalta Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

Mariane Barradas de 11 anos e Airton Júnior de 10 anos são exemplos de como o projeto faz a diferença na vida das crianças. O que deixa os pais maravilhados.

“Nós aprendemos a dizer não as drogas e à violência. Devemos ter um caráter forte e não ir pela cabeça dos outros, porque o mundo está muito violento e devemos acabar com essa violência”, disse Mariane Barradas, aluna.

“Nós aprendemos que não devemos fumar droga quando alguém chama a gente, temos que dizer não, nem bebida alcoólica. O PROERD é muito bom”, disse Airton Júnior, aluno.

“É algo que eles nunca vão esquecer, eles vão levar pro resto da vida. Um ano foi muito bom, foi muito proveitoso cada aula do PROERD”, disse Neilza Brandão, mãe.

O prefeito Fábio Gentil e a primeira-dama Letícia Mabel destacaram a importância de se trabalhar a prevenção deste a infância, para que o município tenha no futuro cidadãos que contribuam positivamente com a sociedade.

“O nosso objetivo juntamente com a Polícia Militar é conscientizar essas crianças, esses adolescentes, a saírem das drogas, a saírem desse mundo. Então, esse trabalho é uma forma de conscientização, é uma forma de educar essas crianças”, disse Letícia Mabel, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Você ver a quantidade de crianças que estão envolvidas aqui nesse processo. E, acima de tudo, o PROERD através da Polícia Militar, esse conjunto de parceria: Prefeitura, PROERD, Polícia Militar, todos estão imbuídos do mesmo propósito, que é justamente dá uma educação para essas crianças, evitando que caiam no mundo das drogas. Isso é muito importante, porque as crianças são o futuro do nosso país, essas crianças irão nos representar num futuro breve. Então, nós precisamos de todas as formas, convicto no nosso trabalho, fazer com que as coisas possam acontecer. Hoje me sinto feliz porque sou um dos responsáveis e participantes dessa formatura do PROERD, dizendo que a Prefeitura irá continuar trabalhando essa parceria”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: