A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social criou o “Programa Caxias Luz Consciente”.  Através de uma parceria com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), o programa vai beneficiar um total de 7.334 caxienses já neste mês de dezembro de 2017, que terão um abatimento na conta de luz em valores que variam entre 10% e 65%.

“A nossa secretária foi muito feliz na ideia, onde a gente buscar ajudar diretamente as famílias de baixa renda. Os descontos vão de 10% a 65% de abatimento na conta de luz, isso já a partir deste mês de dezembro de 2017; essas famílias já vão sentir o reflexo. Nós encaminhamos, já recebemos o retorno com a garantia de que 7.334 famílias já vão ser beneficiadas”, confirma Clineu César Coelho Filho, assessor especial do Gabinete da Prefeitura de Caxias.

O Programa Caxias Luz Consciente implantado no município é pioneiro no Estado do Maranhão. Subsidiado pelo Governo Federal por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, regulamentado pela Lei 12.212/10 e pelo decreto presidencial 7.583/11, a meta é beneficiar famílias que têm o Número de Inscrição Social (NIS), que é um número de identificação dos trabalhadores brasileiros e cidadãos cadastrados em programas sociais.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou à CEMAR uma listagem com 35 mil famílias caxienses que têm o NIS para que fosse realizado um cruzamento de dados e, assim, elas fossem beneficiadas com o programa padrão do Governo Federal, que dá a contrapartida para a CEMAR em troca da redução na conta de energia de pessoas de baixa renda. Com a redução no valor da conta de energia, o município vai ganhar uma injeção de recursos de mais de R$ 2 milhões de reais.

“A ideia é não só beneficiar as famílias, como também fazer com que essas famílias que economizaram a energia possam utilizar esse dinheiro na sua compra diária, no supermercado, na quitanda, na livraria, no transporte, numa série de coisas. Para que vocês tenham uma ideia, essa economia vai levar R$ 2.640.240,00 para o município girar esse recurso. Então, vai beneficiar as famílias e vai beneficiar todos aqueles que moram e residem no Município de Caxias”, explica Clineu César Coelho Filho, assessor especial do Gabinete da Prefeitura de Caxias.

Segundo o assessor especial, outras 12 mil famílias estão em processo de análise, assim que forem feitos os cruzamentos devidos, estando enquadradas no perfil do programa, elas serão beneficiadas também com a redução no valor da conta de energia.

Palavras chaves: ,