A solenidade de passagem de comando ocorreu nas dependências do Tiro de Guerra, no Morro do Alecrim, na manhã da última sexta-feira (22).

O subtenente Augusto Franklin Barbosa, natural do Rio de Janeiro, que comandou a corporação pelos últimos três anos, foi substituído pelo também carioca, Alessandro Freire da Silva de 47 anos, que assumiu o Tiro de Guerra como novo chefe de instrução. O juramento ocorreu diante do pavilhão nacional, a Bandeira do Brasil, e na presença do tenente Nilton, representante do chefe de sessão da Região Militar.

“Sou muito grato por ter sido escolhido para ter estado à frente do Tiro de Guerra de Caxias durante esses três anos. Uma cidade que aprendi a amar. Trabalhei com jovens caxienses, jovens valorosos, onde nós pudemos com certeza contribuir na formação moral, de caráter de nossos jovens. Estou sendo transferido para o 72º Batalhão de Infantaria Motorizada em Petrolina (PE). É a primeira vez que vou servir naquela região, mas tenho muita informação e com certeza buscarei fazer o meu melhor, assim como fiz aqui em Caxias”, disse Franklin Barbosa, subtenente do TG.

Subtenente Franklin Barbosa e o prefeito Fábio Gentil

“Eu falei que amo a cidade de Caxias, porque o amor é uma escolha e, através da verbalização, eu quero fazê-lo desde o primeiro momento em que eu pisei nesta cidade. Primeiramente eu agradeço a Deus e à instituição do Exército Brasileiro, que me nomeou para essa nobre missão. Quero repassar um pouco do que aprendi ao longo da minha vida castrense para esses jovens que têm sede de crescer”, destacou Alessandro Freire da Silva, o novo subtenente TG.

Prefeito Fábio Gentil cumprimentando o novo subtenente do TG, Alessandro Freire da Silva.

“O exercito brasileiro forma cidadãos, incute na cabeça do jovem a cidadania, o amor à pátria, aquela vontade de servir a sua pátria. E, uma vez atirador, vai ser para sempre atirador”, ressaltou o tenente Nilton, representante do chefe de sessão da Região Militar.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que também é diretor do Tiro de Guerra, secretários municipais, atiradores e familiares dos subtenentes.

Em seu discurso o prefeito de Caxias agradeceu ao subtenente Franklin e deu as boas vindas ao novo chefe de instrução, o subtenente Freire, defendendo a integração entre as forças militares e também a parceria com a Prefeitura de Caxias.

“O Tiro de Guerra faz um trabalho excelente, quando ele coloca aos atiradores uma educação necessária. Ele prepara o jovem como homem. Então, o TG tem um papel muito importante na cidade de Caxias e o subtenente Franklin fez esse papel, desempenhou esse papel a altura da capacidade que ele tem, de alto gabarito. Vai deixar um vazio na cidade de Caxias, mas deixou um serviço muito importante. A parceria com o município de Caxias deve continuar. Chega o subtenente Freire, com o mesmo aspecto, onde eu disse, se chegar amando o nosso povo é um fator preponderante para fazer um bom trabalho. Então, nós o recebemos de braço abertos, com o coração aberto, nos dedicando e nos colocando à disposição para que juntos possamos oferecer a Caxias aquilo que o Tiro de Guerra tem de melhor”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,