A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou na manhã deste domingo (14) a Campanha Janeiro Branco na Feirinha da Gente. O mês se torna simbólico para que todos possam refletir, debater e planejar ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional nos relacionamentos, na vida profissional e familiar.

O psicólogo Luís Fernando, coordenador do CAPS AD e da rede de Atenção Psicossocial do Município, frisou que é a primeira vez que a Campanha está sendo desenvolvida em Caxias, tendo por objetivo o despertar nas pessoas dos cuidados com a saúde da mente.

“Ao longo do mês de janeiro vamos estar desenvolvendo o trabalho pensando no janeiro como um mês simbólico. Quando pensamos na cor branca, a referência é o papel branco onde se dá a mistura de todas as cores, o que quer dizer que podemos ressignificar a nossa vida, transformando e dando sentido a nossa existência”, disse o psicólogo.

O coordenador abriu a Campanha acompanhado da coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil, Conceição Aguiar, e de Fátima Albuquerque, coordenadora do CAPS 03.  Dentre outros assuntos relacionados aos cuidados com a Saúde Mental, o coordenador falou sobre o preconceito em relação à procura de assistência médica e a distância entre as pessoas provocada pela tecnologia, o que tem causado o isolamento social.

A Campanha Janeiro Branco traz o tema: “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, por uma cultura de subjetividade humana e valorização da Saúde Mental em todas as suas dimensões.

A ação na Feirinha da Gente envolveu todos os profissionais que atuam nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD, CAPS IJ e CAPS 03), que distribuíram laços brancos, botons adesivos e folders com informações importantes sobre o significado e o objetivo da Campanha, além da programação completa.

Conceição Aguiar, coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil;  Luís Fernando, psicólogo e coordenador do CAPS AD e Fátima Albuquerque, coordenadora do CAPS 03.

A professora Sheila Moura, de férias em Caxias, foi abordada pela equipe e recebeu informações importantes da ação.

Estou notando muitas mudanças positivas na cidade, e isso é bom para todos. O Janeiro Branco para mim é uma novidade, gostei muito da ideia, pois os jovens também estão sendo acometidos por problemas mentais e essa conscientização aqui na praça com certeza vai ajudar as pessoas a se cuidarem mais e terem um olhar mais atento às questões psicológicas”, disse a professora.

“Eu sempre estou por aqui aos domingos, mas hoje fiquei surpreso com essa Campanha, eu nunca tinha parado para pensar nisso, agora com o que o pessoal me falou aqui, vi que realmente é importante a gente ficar bem atento sobre a nossa mente. Parabéns aos pessoal da saúde”, disse Raimundo Santos, vendedor.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, lembrou que o Janeiro Branco é uma Campanha que existe em nível nacional através do Ministério da Saúde. Em Caxias, toda assistência necessária está sendo feita para que o Janeiro Branco cumpra suas metas.

“O Janeiro Branco veio para desmistificar a patologia mental, afinal é uma doença que tem controle e, durante todo o mês, iremos divulgar informações e fazer ações para que a própria comunidade receba o seu paciente, o seu ente querido que tenha patologia mental, que é uma doença como qualquer outra. Estamos disponibilizando desde os nossos funcionários e a nossa rede como um todo através dessa sensibilização. Quero aqui agradecer ao empenho de todos que se envolveram direta ou indiretamente na realização desta Campanha”, destacou a secretária.

Durante os próximos dias serão realizadas ações do Janeiro Branco nas unidades de saúde do Município; o encerramento será no dia 26 às 16h, na Praça Dom Luís Marelim (Praça de Chapada).

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,