Durante dois dias, aproximadamente, 300 gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação participaram do curso de formação continuada no auditório da Escola Ruy Frazão, no bairro Castelo Branco. As atividades vivenciais encerraram nessa quinta-feira (18).

A formação está sendo realizada por meio do Programa Escola Digna e tem duração de dois anos com encontros mensais de 16 horas. A coordenadora pedagógica Elenilde Fernandes e a gestora escolar Liziane Machado falaram sobre a importância da atualização dos conhecimentos.

“Tudo aquilo que estamos vendo é de suma importância, nós estamos vendo quais são as atribuições do coordenador, do gestor, revendo toda essa teoria, estudando e colocando em prática as nossas ações, os nossos planejamentos e vendo como melhorar tudo isso. Essa teoria vai ser importante na nossa prática, nos ajudando a refazer, reformular, planejar toda a nossa prática dentro da escola”, explicou Elenilde Fernandes, coordenadora pedagógica.

“A importância é justamente essa troca de informações entre coordenação e gestão, favorecendo o crescimento da nossa profissão. Aqui nós estamos aprendendo como podemos está lidando com essa parte administrativa, com essa parte financeira, gestão de pessoas, ensino aprendizagem, então tudo tem um foco voltado para a formação”, disse Liziane Machado, gestora escolar.

O Programa Escola Digna é uma Macropolítica de Educação Estadual que em parceria com o Município promove a formação continuada dos profissionais da educação. A gestora pedagógica municipal da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Dircilene Beleza, destaca os benefícios do momento formativo, pois o programa trabalha as dimensões: Pedagógica, Administrativa, Institucional e Financeira, Educação Inclusiva e Diversidade Cultural.

“Nós estamos ainda iniciando, esse é o nosso segundo encontro. É um Programa estadual que vem trabalhar no primeiro caderno sobre uma gestão escolar democrática. O Estado começou esse Programa, querendo melhorar o IDH do Estado e o IDEB também. Esse Programa se inicia com os gestores e coordenadores pedagógicos, essa formação, logo em seguida nós iremos trabalhar com toda a Rede Municipal, com os professores”, explicou Dircilene Beleza, gestora pedagógica municipal da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: