O seminário realizado na última terça-feira (16) visou o fornecimento de orientações às escolas acerca da prestação de contas dos recursos financiados pelo Ministério da Educação (MEC) para o PDDE Interativo, como também o esclarecimento a respeito dos recursos destinados às escolas contempladas; escolas que possuem Unidade Executora (UEX) própria também devem prestar contas.

A ação é realizada através do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC), que é uma ferramenta com soluções tecnológicas apropriadas para automatizar as etapas do dever constitucional seguindo os tramites legais estabelecidos pelo Governo Federal.

“Esse encontro foi bem esclarecedor, é a primeira vez que temos essas informações mais precisas sobre a importância desses recursos e como devem ser utilizados. Tivemos também todo apoio técnico da SEMECT, que foi fundamental, pois faz com que tenhamos mais confiança e mais autonomia sobre esses recursos que a escola recebe”, disse Martefran da Silva, gestor da UEM Apolônio Fagundes no Povoado Buenos Aires.

Os programas vinculados e administrados através do PDDE Interativo são: PDDE Estrutura, que abrange Escolas do Campo, Escolas Acessíveis e PDE Escola; PDDE Qualidade, que contempla o Mais Cultura, Atleta na Escola e Escola Sustentável; Educação Integral (o novo Mais Educação) e Formação Continuada.

O PDDE Interativo tem a finalidade de informar ao MEC o diagnóstico completo sobre logística, funcionalidade e solicitação necessária para realização dos procedimentos. Em suma, o PDDE Interativo é o canal direto de comunicação entre as escolas e o MEC.

“É de suma importância esse encontro, pois esclareceu a todos os participantes. Essa pauta foi muito interessante, porque ensinou passa a passo todo o procedimento para não se cometer erros referente aos recursos recebidos”, disse Ana Paula Lima, coordenadora da Escola Rio Preto no povoado Caxirimbu.

“Esse seminário é extremamente esclarecedor porque vai facilitar nossas prestações de contas, pois tínhamos muitas dúvidas que agora estão sendo devidamente esclarecidas”, disse José Falcão, diretor adjunto da U.I.M Débora Pereira.

Na visão da coordenadora do PDDE Interativo, Ledâ Rodrigues, o objetivo maior é apresentar para os diretores, principalmente aqueles que iniciaram o seu pleito em 2017, toda a estruturação de como é elaborar e apresentar a prestação de contas.

Presente na reunião, a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, falou sobre a importância dos esclarecimentos realizados durante o seminário.

“É de fundamental importância essa reunião para que nenhuma escola da Rede Municipal de Educação fique prejudicada por falta de informações; isso vai melhorar o andamento dos procedimentos repassados pela Coordenação do PDDE Interativo, pois seguindo os passos informados, as escolas só tendem a serem beneficiadas com os recursos recebidos”, destacou a secretária.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,