Na manhã dessa quinta-feira (25) os pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) participaram das atividades desenvolvidas pela equipe de saúde da Campanha Janeiro Branco.

Para descontrair, a programação teve início com um alongamento conduzido pela educadora física Nadja Camila, que estimulou todos a participarem.

Logo após, um vídeo abordando a Saúde Mental foi exibido e uma palestra foi ministrada pelo psiquiatra Cristóvão Madeira, que falou sobre as causas do adoecimento mental e do suicídio mostrando relatos de casos.

“É importante que se saiba como se conduzir e se comportar diante de uma pessoa que está com ideia suicida; nós, profissionais da Psiquiatria, trabalhamos com técnicas eficazes. Aqui nós trouxemos informações importantes sobre o assunto, ouvimos alguns pacientes e profissionais de saúde aqui presentes e dirimimos dúvidas”, disse o psiquiatra.

Alguns pacientes com habilidades artísticas se apresentaram cantando e tocando instrumentos musicais como, por exemplo, o jovem Albení Gonçalves, que, tocando violão, interpretou uma música gospel.

“Agradeço a Deus e a todos pela oportunidade, é muito importante a Saúde Mental, e aqui eu deixo a minha mensagem às pessoas que se sentirem com algum problema mental, que as mesmas procurem aqui o CAPS III. A música é importante, pois toca o nosso coração e a nossa mente, ajudando no nosso tratamento”, relatou Albení.

Cristóvão Madeira, psiquiatra; Fátima Albuquerque, coordenadora do CAPS III e o psicólogo Luís Fernando, coordenador do CAPS AD.

Participaram da manhã de atividades a coordenadora do CAPS III, Fátima Albuquerque; o coordenador do CAPS AD, o psicólogo Luís Fernando e as equipes de saúde envolvidas na Campanha Janeiro Branco.

O Janeiro Branco está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação Municipal da Atenção Psicossocial.

Palavras chaves: , ,