Nos dias 24 e 25 de janeiro, foi realizada a primeira oficina de planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE) da Saúde e da Educação, que visam à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida e contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O PSE conta com técnicos, enfermeiros, médicos, dentistas e Agentes Comunitários de Saúde. A coordenadora do PSE Saúde, Amanda Serejo, falou sobre a importância da reunião.

“O PSE Saúde e Educação é um projeto que trabalha diretamente com as escolas, levando saúde para os alunos. Esse ano, a gente vem com uma didática diferente, que é dar oportunidade aos profissionais da UBS, enfermeiros, junto com os diretores de cada escola para elaborarem seu próprio plano, de acordo com a demanda que eles acharem que deve ser feito e, assim, elaborar um Plano de Ação para que no final do ano um relatório seja apresentado”, disse Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

Para os profissionais envolvidos, a parceria facilita o cumprimento de metas.

“Esse momento de integração entre os profissionais da saúde e os profissionais das escolas são de grande importância para que a gente consiga elaborar todas as ações de acordo com as metas pactuadas, levando realmente informações, orientações em saúde e desenvolvendo parcerias com os educadores, que são aqueles que fazem parte do dia a dia das crianças”, disse Roxele Oliveira, enfermeira.

Segundo a gestora Marly Shirley da UIM Arlindo Fernandes, essa integração será muito importante, pois há na parceria a funcionalidade.

“É uma mudança muito significativa, e creio que é mais fácil para os pais e para as próprias crianças terem acesso a uma saúde de qualidade, como também uma educação de qualidade, pois criança saudável aprende com mais facilidade”, destacou Marly Shirley, gestora da UIM Arlindo Fernandes.

Joselma Lopes,  coordenadora do PSE Educação e Amanda Serejo,  coordenadora do PSE Saúde.

A coordenadora do PSE Educação, Joselma Lopes, lembrou que as ações desenvolvidas pelo Programa são realizadas pela equipe de Estratégia em Saúde da Família de acordo com o que é preconizado pelos ministérios da Saúde e da Educação.

O PSE tem ações que são preconizadas pelos ministérios da Saúde e da Educação, onde a equipe de Estratégia em Saúde da Família, que são os enfermeiros, dentistas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), vão ter que desenvolver ações para esses alunos. E nesses dois dias, nós estamos aqui para realizar esse planejamento do ano de 2018 para melhorarmos a qualidade de vida desses alunos e da comunidade”, disse a coordenadora.

“Hoje, trabalhar em rede é um processo. Para que tudo possa acontecer, de fato, necessitamos trabalhar em parcerias com outras secretarias, e o prefeito Fábio Gentil nos permite e determina isso, para melhorar resultados. Acompanhamentos de todas as formas é a pretensão dessa parceria entre professores, profissional da saúde e apoio de pais e alunos, é o que há de mais importante. O Governo Federal investe alto nesse Programa e, nos aqui do município, investimos também; o prefeito Fábio Gentil tem interesse de cada vez mais promover a saúde que a gente quer, dentro de uma educação que a gente necessita”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: